23 dezembro 2012

O Peru de Natal

Ali está a família reunida mais uma vez. Alguns dos familiares não se viram o ano todo, e como de costume apenas se encontram na ceia de Natal.
As conversas são as mesmas e os assuntos abordados são sobre os tios-avós que faleceram no último ano, a saudade dos tempos de criança, os homens falam sobre futebol e as mulheres sobre a última novela.
Todos ali reunidos ao redor do peru de Natal no dia 24 de dezembro. As mulheres ficam o dia todo preparando as comidas e colocam o peru para assar com muitas horas de antecedência. A expectativa sobre a noite de Natal é grande. Todos os familiares virão para juntos cear no Natal. É o dia de se estar com a família, e também ter que aturar aquele parente inconveniente.
Alguns chegam mais cedo, e outros mais próximo do horário da meia-noite.
A expectativa da chegada da meia-noite é grande. Antes disso conversar sobre casualidades, sempre olhando no relógio na espera pela  00:00hs do dia 25 de dezembro.
Todos ao redor do peru de Natal, fazem contagem regressiva para a meia-noite. Parecem felizes e são uma imagem de uma família feliz. Tiram fotos, todos sorrindo…
Chega a meia-noite, fogos são ouvidos, todos se abraçam desejando feliz natal!!! O centro da festa, o peru, então é partido para que todos possam cear juntos. Em alguns lugares se trocam presentes e algum parente se veste de papai-noel para encantar as criancinhas e tirar fotos.
Após a meia-noite, aos poucos um a um vai indo embora para casa e a festa de natal acaba mais uma vez. A expectativa de encontro de alguns parentes é no próximo natal, quando novamente terão um encontro com o peru de natal.
Esta cena se repete em muitos lares em nosso país. Infelizmente, nossa cultura adotou o Natal apenas como mais uma festividade sem sentido que tem por objetivo apenas juntar a família em torno de um peru de natal e presentes.
Mas o que é o Natal? Qual o real significado?
Jesus nasceu!! A mais de 2 mil anos atrás um menino nasceu, um pequenino que veio ao mundo para o salvar.
O Natal não gira em torno de uma festa, mas sim do maior presente que um dia toda a humanidade recebeu:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16
O Natal é a celebração do presente de Deus para nós: Seu único filho veio para dar a sua vida em nosso lugar. Para restaurar nosso relacionamento com Deus.
Para isto, é necessário que Jesus também entre em nossa vida, para mudar o curso de nossa história, como Ele mudou o curso da história da humanidade a 2 mil anos atrás.
Entregue sua vida a Jesus, para que o Natal não seja apenas mais uma festa, mas sim, que Jesus faça sentido para você todos os dias de sua vida, e então, todos os dias serão como o Natal para você!!
Que Deus abençoe sua vida!
Por: Daniel Simoncelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário