17 dezembro 2012

Os novos(e antigos) nomes da música gospel  pentecostal


 
Os anos passam e novos nomes surgem no cenário musical nacional -  isto é fato incontestável – por isso tirei um tempo para analisar quais são as cantoras que tem se destacado no gênero Pentecostal e que merecem posição de destaque entre as mais novas  do estilo.

Antes de tudo é bom destacar os nomes que já estão na lista das mais conhecidas. Nomes como de Shirley Carvalhaes, Rose Nascimento, Cassiane, Lauriete, Mara lima e Elaine de Jesus se tornaram referencia em música pentecostal nas últimas décadas. Algumas se mantém no auge, outras tentam voltar às origens. Mas como o foco não é esse vamos prosseguir...

Nossa matéria vai apontar algumas das cantoras Pentecostais que nos últimos anos tem recebido grande reconhecimento por parte do público – são cantoras que já eram conhecidas em determinadas regiões do Brasil, mas que ao poucos tem conquistado o país como um todo.
O primeiro nome não poderia ser outro senão Damares. Sucesso absoluto de vendas, crítica e gosto popular as canções da paranaense estão na boca do povo, de norte a sul. O disco ‘Apocalipse’ e a canção ‘Sabor de Mel’ foram os responsáveis por esse ‘boom’ na carreira da cantora que hoje é tida como a cantora pentecostal do momento. A gravadora Sony Music, claro, já a tem em seu casting de artistas e vê a cada dia o sucesso de Damares aumentando mais e mais. Nesse ano tem CD novo e a responsabilidade da cantora só aumenta em ter a difícil missão de manter o nível de trabalhos bem aceitos.
Vanilda Bordieri é outro nome que não poderia ficar de fora dessa seleta lista. Com uma história de vida emocionante a cantora mostrou que além de compor belíssimas canções ela também poderia alçar novos voos e foi isso que ela fez e deu muito certo. Já vendeu mais de um milhão de cópias e a cada trabalho lançado seu ministério se expande mais. Detentora de sucessos como ‘Sem Palavras’, ‘Hei Noé’, ‘Dois Ungidos’, ‘Pensamentos’, ‘Quase meia-noite’, Carregado pelo espírito’, e as canções do novo disco ‘A Pesca’ que veio com tudo e já estão sendo executadas em todo Brasil. Sucesso mais que merecido.
Nossa lista também tem o nome de Eliane Silva. Há anos no mercado a cantora possui vários sucessos. ‘Dono da Festa’ e ‘Hosana (Ele Veio)’ são hits que até hoje são muito executados e não há como a cantora visitar uma igreja sem cantar esses sucessos. De gravadora nova, Sony Music, a cantora vive o momento de colher os frutos de um ministério bem sucedido. A divulgação da nova casa tem levada Eliane Silva cada vez mais longe. Voz única com unção sobrenatural – Eliane Silva é sucesso! 
Outra que escreveu seu nome nessa lista foi Danielle Cristina. Sempre lançando sucessos como ‘Projeto Santo’ o estrondoso ‘Deus, Tú és Santo’ e fenômeno ‘Fidelidade’ a cantora está na lista pelo reconhecimento que tem obtido através de seus discos.
Rozeane Ribeiro também é compositora/cantora de sucesso. Além de compor sucessos épicos como ‘Hino da Vitória’ de Cassiane e muitos outros a cantora tem visto seu nome sendo soprado pelos quatro cantos. Seus dois últimos discos ‘A Face da Glória’ e ‘Rastro de Unção’ mostram o mais puro e genuíno Pentecostal e a consequência disso é Sucesso absoluto de vendas e público. 
Do Sul do país destacamos Ariely Bonatti e Suellen Lima. Ambas de Curitiba que ganharam o Brasil. Ariely foi contratada pela MK Music e seus trabalhos tem alcançado vidas que a algum tempo atrás poderia parecer impossível. Mas ‘O Tempo’ chegou para a cantora que vive seu melhor momento. Agenda lotada e canções em todas as igrejas é uma realidade para Ariely.

Suellen Lima está consolidada. Possui gravadora própria e sucessos incontáveis. A moça que deixou de ser conhecida como a ‘sobrinha de Mara Lima’ tem força própria e está consolidada como uma das cantoras que mais vende no estilo e cada lançamento surpreende o público com novidades. 
Célia Sakamoto e Shirley kaiser também merecem destaque em nossa lista pois são cantoras que sempre acertam no repertorio e cada lançamento ganham mais notoriedade com o público. As canções delas entraram de vez para a lista das mais apreciadas pelos conjuntos e sucesso as acompanha.
Para fechar nossa lista vamos falar da irreverente e muito engraçada Amanda Ferrari. Junto com Vanilda as duas arrancam risos de todo mundo. E mais que simpatia e humildade a cantora arrasa na seleção de repertorio e na interpretação. A cada lançamento a cantora ganhava mais destaque. Com a chegada de ‘Eu Vejo Deus’ foi ai que o nome ‘Amanda Ferrari’ se tornou um dos mais lembrados quando o assunto é música pentecostal. Ela está preparando o novo CD ‘Eu nem Sonhava’ e a expectativa está cada dia maior.

Olhar pentecostal

Comentário de Wáldson: Gostei muito da Matéria. Ter ciência de que estas irmãs  estão se destacando por meio de seus louvores é maravilhoso.
Mas pude observar que só houve elogios e honras ás cantoras citadas. Mas o nome de Jesus, que é o dono de tudo isso e ainda mais, não foi citado nem uma vez sequer.
Que triste...
O Dono do dom delas, o Autor do ministério delas, não foi lembrado, por isso não foi honrado e muito menos exaltado.
Honram homens e esquecem dAquele que é o Início e Fim de tudo isso.
Que Matéria incompleta!!!   
Desméritos para quem se esqueceu do Maior Nome.
Abraços.
Vivam vencendo!!!
Seu irmão menor.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário