09 dezembro 2012

Que acontece á alma assim que a pessoa morre?


Qual o destino da alma, imediatamente após a morte? Esta é uma pergunta muito frequente tanto entre crentes e não crentes e faz parte de uma série de perguntas pertinentes à curiosidade do homem, o homem sempre esteve interessado em saber, qual a sua origem, qual o propósito de seu nascimento e qual será o destino de sua alma após a morte. Consultando a Escritura Sagrada, vamos procurar responder a essa tão importante pergunta:
 Qual o destino da alma imediatamente após a morte?
Alguns homens não acreditam que haja vida após a morte e que corpo, alma, tudo se desfaz após a morte, esse é um pensamento ateu e materialista, porém aqueles que consideram a Bíblia como sendo a revelação de Deus e a toma como regra de fé e prática, acreditam que há vida após a morte, a nossa alma tem um destino imediatamente após o último suspiro.
A Confissão de Fé de Westminster em seu capítulo XXXII trata exatamente dessa questão, relatando que:
Os corpos dos homens, após a morte, voltam ao pó e experimentam corrupção, suas almas, porém (que nem morrem, nem dormem), possuindo existência imortal, imediatamente voltam a Deus que as deu.
As almas dos justos, sendo então aperfeiçoadas em santidade, são recebidas no mais alto céu, onde vêem a face de Deus em luz e glória, aguardando a plena redenção de seus corpos, e as almas dos réprobos são lançadas no inferno, onde permanecem em tormentos e completa escuridão, reservadas para o juízo do grande dia.
Além desses dois lugares reservados para as almas separadas de seus corpos, a Escritura desconhece qualquer outro. Vejamos alguns textos bíblicos que comprovam o que foi dito:
·         O diálogo de Jesus com o ladrão na cruz- Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo hoje estarás comigo no paraíso. (Lc 23.43)
·         O rico e o mendigo – No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio. (Lc 16.23)
·         Paulo escrevendo aos filipenses – Ora, de um de outro lado estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor. (Fp 1.23)
·         Paulo escrevendo aos tessalonicenses – Pois se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará juntamente em sua companhia os que dormem. (1 Ts 4.14)
·         Paulo falando aos romanos - Não somente ela, mais também nós que temos as premissas do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos,  a redenção de nosso corpo. (Rm 8.23)
·         E o pó volte a terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. (Ec 12.7)
Portanto, a morte consiste na separação temporária do corpo e da alma, enquanto o corpo se decompõe em seus elementos químicos de que se constitui, a alma do crente é imediatamente aperfeiçoada em santidade e imediatamente entram na glória, ao longo de todo o estado intermediário da morte à ressureição, ela continua consciente, ativa e feliz e está na presença de Cristo, o qual, após sua ascensão assentou-se a direita de Deus.
A alma dos réprobos também continuam, durante este estado intermediário, consciente e ativa, mas num estado de tormenta penal (no inferno), reservada para o juízo do grande dia. Essas condições, ainda que não finais, são irreversíveis isto é, das que estão com Cristo, nenhuma jamais se perderá, e das que estão em tormento, nenhuma jamais se salvará. 
Abraços cristãos.
Vivam vencendo tudo. Até a morte.
Seu irmão menor.

Um comentário:

  1. a paz do Senhor Jesus Pastor,quero parabeniza-lo por essa excelente publicação, uma vez que este assunto de grande relevancia, tem sido excluido, pelo movimento gospel moderno, a meu ver parece não haver uma preocupação por parte dos mestres em ensinar sobre temas referentes ao céu e o inferno,se as pessoas começassem a dar ouvidos ao ensinamento genuino, que coloca em questão a salvação da alma e a eternidade, parariam para refletir sobre a vida e descobririam que todos aqueles "louvores"e mensagens,que não trazem pelo menos requicios sobre a salvação da alma, está completamente fora da órbita de Deus,todos nós sabemos que Deus não tem nenhum enteresse em corpo, a não ser pelo fato dele se apresentar perante a sociedade com bom testemunho, e causar impacto sem dizer uma palavra, infelismente o que não tem acontecido, mais por causa de que? por causa do falso evangelho e os seus falsos mestres,que visa uma vida terrena com todos os seus prazeres,sendo assim não se preocupam com a vida eterna, ironicamente falando pra que se preucupar tambem quando se tem os seus jatinhos, seus carros importados, suas belas manções, casas de praia, fando nisso, não tem nenhum problema porque segundo abilio santana,jesus tinha uma bela casa de praia, e tambem,uma quantidade infindavel de pregadores diz que Jesus tinha bmw, se referindo, ao jumentinho, nem se dão ao desfrute de dizer que o jumento(bmw)era emprestado,por isso digo irmão continue pregando o evangelho da maneira que tem pregado e anunciado, sem tosquenejar Deus é fiel e a sua recompensa virá, a vida eterna é tudo para nós, vamos mostrar ao mundo que a porta da salvação está aberta para todos,somente com uma condição,(arrependimento) e isso envolve algumas regras que está sobre o poder dos mestre do ensino,como disse: nosso querido David wilkerson, voces podem não gostar de mim mais eu sou um bom cirurgião,eu vou trata-lo, eu vou cuidar de voces,o processo é doloroso mais eu vou arrancar o seu cancer.vamos levar as pessoas ao conhecimento da salvação meu irmão,nem que isso nos custe a vida. mais uma ves parabens pelo artigo de valia. a paz

    ResponderExcluir