11 janeiro 2013

As 10 aberrações humanas

 Na virada do século passado,entretenimento foi uma espécie diferente do que é hoje,não tendo TV nem rádio,filmes de ação etc,você tinha que testemunhar um milagre vivo,a fim de ser completamente entretido,e circos eram grandes atrações na época.Hordas de variedades apresentavam seres humanos deformados e mutantes,onde o mundo maravilhava-se com aqueles em que tantas vezes tentaram varrer para debaixo do tapete.

 Os grandes circos podem ter sido uma forma cruel de violência psicológica para qualquer um dos chamados "aberração",onde eram colocados sob contrato (ou uma espécie de escravidão contratada). Mas alguns desses indivíduos também passaram a lucrar muito,mesmo sem contratos.Então,como você pode perguntar a si mesmo:''Ser uma aberração de circo, na verdade,é uma coisa ruim?" - Dada a dualidade da situação - Confira as 10 ''aberrações'':

10| As irmãs Hilton (Violet e Daisy Hilton)



Não, Paris e Nicky – embora elas sejam um tipo diferente de aberração – essas irmãs eram gêmeas. Elas compartilhavam o sangue e o sistema nervoso,o que significa verdadeiramente que sentiam a mesma dor.
Por problemas financeiros,foram vendidas como escravas por sua mãe para uma parteira,que avidamente se aproveitava do lucro das gêmeas enquanto elas cantavam,dançavam, tocavam instrumentos no circo e shows.A sua proprietária mantinha  todos os seus ganhos e proibiu-as de socializar-se.Eventualmente,um advogado ajudou-as a escapar dos abusos e até readquirir o dinheiro que elas foram roubadas.Elas passaram a fazer filmes e ganharam tanto quanto $ 5000, no auge de suas carreiras showbiz.

9- Os homens selvagens de Borneo


Estes "homens selvagens" eram na verdade gêmeos de anões mentalmente retardados,para a qual não haveria esperança de emprego se não fosse por circos,oportunidade aparentemente ilimitada (pelo menos nos tempos de  1852).Eles foram comprados de sua mãe com a idade de 26 anos,por um homem chamado Lyman Warner,e foram ensinados rotineiramente pela PT Barnum coisas que  incluiam acrobacias,dançaso,falando em "sua língua materna"(na verdade o jargão),e recitando poemas em Inglês. Escravizados pela família Warner por três gerações, eles continuaram realizando seus trabalhos há quase 50 anos - ocupação constante, para dizer o mínimo.

8| A menina fantoche (Lucia Zarate )



Nascida como se fosse um "fantoche de dedo", com um peso de 8 quilos e uma altura de 7 polegadas,Zarate pesava menos do que um gato adulto. Ela é a menor humana registrada na Terra,fato que não teve problemas para desenhar uma grande multidão no circo.Quando ela veio para a América - ela nasceu no México, em 1864 - com a idade de 12, ela foi o maior anão pago na época (em US $ 20/hora). Infelizmente, ela morreu com a idade de 26,quando seu comboio foi parado nas Montanhas Rochosas, durante uma tempestade de neve.

  7| O gigante do Texas (Jack Earle)



Earle tinha uma doença chamada gigantismo acromegálico,tal termo clínico,para um circo – como o Ringling Brothers ou Barnum e Bailey – seria rotulado simplesmente de "um gigante." Ele viajou por 14 anos,mais do que o seu contrato inicial de um ano.Ele também apareceu em filmes,como Jack and the Beanstalk.
Embora não seja fácil para uma "aberração"encontrar um trabalho normal,Earle fez o oposto,mostrando que ele foi capaz de, além da exploração de sua aparência: ele era um vendedor de uma empresa de vinhos, tornando-se seu representante,bem como um escultor, pintor e poeta (publicado em um livro de 1950 chamado "Long Shadows").

6| ''Le Bossu''



Quasímodo não é fictício.Não totalmente de qualquer maneira.Aparecendo no conto de Victor Hugo sendo uma vítima de pura deformação,homônimo de corcunda de Notre Dame,pode ter sido inspirado por um corcunda real que viveu em Notre Dame.Um pesquisador britânico encontrou um trecho do livro de memórias que relatava sobre um "escultor de pedra corcunda" que trabalhou em uma catedral com a qual Hugo esteve muito envolvido.A especulação é que ele deve ter vindo desse indivíduo um pouco anti-social, considerando o nível de funcionários no envolvimento em projetos encomendados pelo governo.
Apelidado de "Le Bossu", não é difícil ver como este indivíduo poderia ter levado algumas especulações fantasiosas sobre a mente fértil de Hugo,como isso também era do tempo em que estava escrevendo o romance (1831).

5| A mulher Mula (Grace McDaniels)


Não é uma coisa agradável para ser apelidado.Esta mulher nasceu com uma deformidade facial que a fez simplesmente desagradável para se ver (o que alguns poderiam chamar de feio...ou cara-de-mula).
Ela realmente foi anunciada como "a mulher mais feia do mundo",como se isso fosse uma conquista que valesse a pena aspirar.Apesar de sua aparência física,ela era realmente uma pessoa agradável e que casou-se (embora não seja verdade) e teve um  filho (que não herdou a deformidade, mas tornou-se um problema criminoso – ou seja, mais uma coisa repudiada socialmente do que ela).

4| Jo-Jo,o menino com cara de cachorro  (Fedor Jeftichew)



Este menino-cão realmente tinha um pai semelhante a um cachorro também.O pai,Adrian, foi um bêbado que saiu de sua aldeia  para uma floresta,vivendo de uma forma totalmente instintiva e animalesca que só um  verdadeiro cão poderia ter.Ele enfrentou  zombaria e amplas punições sociais.Realizou shows para ganhar dinheiro anunciado ser filho de um urso e uma camponesa.
Depois que ele concebeu um filho,tão peludo,eles viajaram juntos até que Adrian acabou morrendo devido o excesso de bebidas.O menino, no entanto, passou a continuar a realizar fielmente seus shows assim como um cão treinado pode, latindo e rosnando.Na verdade, ele não era um filho-cão, obviamente, ele tinha uma doença chamada hipertricose, e mais do que apenas latir, ele poderia falar Inglês, russo e alemão (fazendo-o essencialmente quadrilíngüe).

3| Julia Pastrana



A memória desta mulher indígena mexicana é literalmente preservada (após sua morte,em 1860).Também nasceu com hipertricose.Seus traços eram mais característico de um gorila do que um cão,o nariz e as orelhas eram  grandes,seu rosto era coberto de pêlos,e ela teve um duplo par de dentes que proporcionou sua boca como tal.Ela tinha um marido chamado Theodor Quaresma - que inicialmente tinha comprado ela e lhe ensinou a ser uma artista - e, eventualmente,tiveram uma criança com as mesmas características,que morreu três dias depois.
Ela morreu depois de cinco dias (complicações do nascimento),e seu marido explorador tinha tanto ela quanto o bebê mumificados e colocados em um armário de vidro.Quaresma passou a se casar com outra mulher com uma condição semelhante,e mais tarde foi internado em um hospital psiquiátrico.

2| Schlitzie (Simon Metz)



Os "Pinheads" estavam em empate nos shows de circo,e Schlitzie era um deles.Tendo uma condição chamada microcefalia,seu crânio era incrivelmente subdesenvolvido,era como tivesse a cabeça de um bebê no corpo de um homem adulto.Schlitzie,tinha o cérebro de uma criança de  três anos.No entanto, ele cantou,dançou,poderia contar até 10 e estrelou nos cinemas com a idade física de 40 anos.Então,se você já leu a história em quadrinhos Zippy the Pinhead,você saberá de onde vem a inspiração.

1| A centopéia humana (Prince Randian)



Não,não é uma Centopéia Humana,é uma pessoa real,embora não seja tão surpreendente enquanto vestido com essa roupa de meia.Com apenas a cabeça e o tronco,ele era uma grande atração.Como um tetraplégico ele era capaz de acender um cigarro com apenas a boca - para não mencionar o fato de que ele tinha uma esposa e filhos (nenhum dos quais compartilhou sua aflição).Ele aparece no cinema Freak,e já realizou o mencionado ''truque'' do cigarro - apesar de ser um truque e tanto,pois ele não tem membros para que você possa desconfiar.
RevistaCruzeiro -1930

Nenhum comentário:

Postar um comentário