16 março 2013

Babalorixá afirma que o crescimento das igrejas neopentecostais motivou escolha de um papa latino americano; Igreja Católica rebate

Babalorixá afirma que o crescimento das igrejas neopentecostais motivou escolha de um papa latino americano; Igreja Católica rebate 

Comentando sobre a escolha de um latino americano como o novo Papa, o candomblecista e babalorixá Sérgio Pina de Oxóssi afirmou que o fato do argentino Jorge Mario Bergoglio, que adotará o nome de Francisco, ter sido eleito como novo líder máximo da igreja católica tem relação direta com o crescimento das igrejas neopentecostais na América Latina.
- Sobre esse aspecto, eu não considero que tenha sido a toa a escolha de um papa argentino, um latino-americano, justamente o continente onde os pentecostais estão crescendo mais e, de certa forma, abalando as estruturas da Igreja Católica – afirmou o religioso, segundo a Agência Brasil.
- Para nós, candomblecistas, é plausível essa reorganização das religiões e, em particular, da Igreja Católica. Isso é bom para todos nós e não só para os católicos – completou.
Pina disse também que as denúncias de pedofilia envolvendo membros da Igreja Católica e a resistência do Vaticano a mudanças são grandes motivadores para queda no número de católicos no Brasil, e afirmou que a antecipação da escolha do sucessor do papa Bento XVI está diretamente ligada à Jornada Mundial da Juventude, que ocorre este ano no Rio de Janeiro.
- Eu acredito que há toda uma possibilidade de que essas mudanças tenham início exatamente aqui no Brasil por ocasião do encontro da juventude – afirmou o babalorixá, que disse ainda que o crescimento das igrejas neopentecostais influenciou também a renúncia do papa Bento XVI.
- Na minha opinião, a renúncia do papa não ocorreu pelos motivos que foram divulgados. Ela faz parte de um processo maior, passa pelos problemas e denúncias enfrentadas por integrantes da igreja, mas também pela necessidade de se reformular alguns dos dogmas que a norteiam. Essa reformulação está diretamente ligada ao crescimento dos pentecostais no continente [latino-americano], em particular no Brasil, o que de certa forma vem abalando as estruturas da Igreja Católica – concluiu.
Posição da Igreja Católica
Para dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, afirmar que o Conclave elegeu um latino-americano também devido à crescente força das igreja neopentecostais seria “muito estranho”. Segundo o que Tempesta disse à Agência Brasil, “os cardeais elegeram o que é melhor para a Igreja toda, e não só para a América Latina, não só para Ásia, África. Eles não podiam pensar, não pensaram em apenas uma região no mundo, então, não tem essa questão”, acredita.
O Papa Francisco vem ao Brasil para o evangelismo católico da Jornada Mundial da Juventude. O evento, que acontecerá em Julho deste ano, será realizado no Rio de Janeiro.
Gospelmais

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário