04 abril 2013

Quem é Jesus de fato?



A correta resposta a esta pergunta é crucial para todo aquele que professa ser um cristão. Afinal, o próprio nome "cristão" deriva dEle (Jesus Cristo), e saber quem é Ele deve ser um desejo do verdadeiro servo de Deus.
Para as religiões orientais, Jesus foi um grande sábio, alguém que alcançou o nirvana, uma espécie de estado elevado onde o sujeito se sintoniza com o divino, ou como diz um aclamado autor religioso desta linha de pensamento: ''a libertação de influências cármicas" (Deepak Chopra).  Já os muçulmanos crêem que Jesus foi apenas um grande profeta de Alá. Enquanto isto, as Testemunhas de Jeová dizem que Jesus foi o arcanjo Miguel (um anjo) encarnado e que agora reina a direita de Jeová numa posição exaltada. Mas afinal, quem é Jesus ? Ele é um profeta ? É um sábio ? É um arcanjo ? Um anjo ? Ou será que Ele é algo mais ? A resposta a estas perguntas poderá definir a sua eternidade, e faz-se mister respondê-las corretamente, à luz do livro que o próprio Deus deixou como legado para o ser humano: a Bíblia.

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE JESUS

Se olharmos atentamente para o registro bíblico, veremos que ele nos revela progressivamente a identidade de Cristo. Quando consultamos as Escrituras Hebraicas (o velho testamento) vemos um Jesus não muito aparente. Se um judeu olhasse para as escrituras, certamente para ele Cristo era apenas uma promessa futura, o grande libertador de Israel, que tiraria o povo da servidão e o libertaria do jugo opressor do inimigo, exaltando seu reinado aqui na terra. Entretanto, quando Cristo se revelou, habitando entre nós, Ele mostrou que seu reino não era terreno (João 18:36). Ele também mostrou que teria de sofrer para ser exaltado (Mateus 17:12; João 12:16). Isto deve ter sido um choque para aqueles que creram em Jesus como Salvador de Israel perante seus inimigos (apesar de ele ser exatamente isto). Eles esperavam uma salvação terrena, mas encontraram uma espiritual. Isto mostra que a revelação que Deus faz dos seus propósitos em muitas das vezes é gradual, mas nunca é contraditória, da mesma forma que a revelação de quem Cristo é foi gradual.
Entretanto, com a chegada do Espírito Santo, tudo que havia de embaraço na mente dos apóstolos e discípulos acerca de Jesus e seus propósitos deixou de existir, pois o Espírito "ensina todas as coisas" (1 João 2:27) até as coisas "mais profundas de Deus" (1 Cor. 2:10).
Assim, vejamos agora o que a Bíblia realmente diz sobre Jesus. Antes de mais nada, se você é uma Testemunha de Jeová, quero lhe dizer que o que você vai ver agora certamente lhe passou desapercebido, porque tais referências dificilmente são discutidas nas reuniões do Salão do Reino (local de reunião das Testemunhas de Jeová). Vamos ver o que a Bíblia fala de Jeová e de Jesus Cristo, e traçar um comparativo entre os textos, para que cheguemos a uma conclusão lógica e sólida. A metodologia será simples: vamos ler os textos de cada quadro e depois fazer um comentário acerca de cada um. A Bíblia falará por si mesma.

O PRIMEIRO E O ÚLTIMO & ALFA E ÔMEGA
JEOVÁ
JESUS
Isaías 44:6 (TNM) “Assim disse Jeová, o Rei de Israel e seu Resgatador, Jeová dos exércitos: ‘Sou o primeiro e sou o último, e além de mim não há Deus.

Apocalipse (Revelação) 1:17,18 (TNM): E quando o vi, caí como que morto aos seus pés.E ele pôs a sua mão direita sobre mim e disse: “Não temas. Eu sou o Primeiro e o Último, 18 e o vivente; e fiquei morto, mas, eis que vivo para todo o sempre, e tenho as chaves da morte e do Hades.
JEOVÁ
JESUS
Apocalipse 1:8 (TNM): “Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz Jeová Deus, “Aquele que é, e que era, e que vem, o Todo-poderoso”.
Apocalipse (Revelação) 22:13,16 (TNM): 13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim... 16 “‘Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos dar testemunho destas coisas para as congregações. Eu sou a raiz e a descendência de Davi, e a resplandecente estrela da manhã.’”

Jeová diz aos seus filhos de Israel que Ele é o "Primeiro e o Último" em Isaías 44:6. Nós também vemos Jesus afirmar em Apocalipse (Revelação) 1:18 que Ele é o "Primeiro e o Último". Encontramos o mesmo exemplo cruzando Apocalipse 1:8 e Apocalipse 22:13,16, o qual faz referência aos dois títulos (Primeiro e Último e Alfa e Ômega). Mas afinal, quem é o Primeiro e o Último ? E quem é o Alfa e o Ômega ? É Jesus, ou é Jeová ? Não se preocupe agora com as respostas. Elas se tornarão mais claras no final. Eu só lhe peço que tenha paciência de ler o artigo até o final para se certificar de ver todas as referências.

TODO JOELHO SE DOBRARÁ E TODA LÍNGUA CONFESSARÁ
JEOVÁ
JESUS
Romanos 14:11 (TNM): Pois está escrito: "‘Por minha vida’, diz Jeová, ‘todo joelho se dobrará diante de mim e toda língua reconhecerá abertamente a Deus’.

Filipenses 2:10,11 (TNM): a fim de que, no nome de Jesus, se dobre todo joelho dos no céu, e dos na terra, e dos debaixo do chão, 11 e toda língua reconheça abertamente que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus, o Pai.

Romanos 14:11 fala, numa citação direta de Isaías 45:23, que "todo joelho se dobrará diante de mim e toda língua reconhecerá abertamente a Deus". Para nossa surpresa, Paulo diz que "se dobre todo joelho dos no céu... e toda língua reconheça abertamente que Jesus Cristo é Senhor*". 
*Devemos nos lembrar que a palavra "Senhor" nas escrituras gregas (novo testamento) é empregada para denotar Deus e era usada tanto para Jesus como para o Pai. O nome Jeová nem sequer consta em quaisquer dos originais das escrituras gregas, mesmo nos manuscritos mais antigos (alguns fragmentos até mesmo contemporâneos ao tempo dos apóstolos), mas apenas nas Escrituras Hebraicas (antigo testamento).

JEOVÁ É AVALIADO POR 30 MOEDAS DE PRATA
JEOVÁ
JESUS
Zacarias 11:13 (TNM): Nisso Jeová me disse: "Lança-o na tesouraria — o valor majestoso com que fui avaliado do seu ponto de vista." Concordemente, tomei as trinta moedas de prata e lancei-as na tesouraria da casa de Jeová.
Mateus 26:14,15 (TNM): 14 Então um dos doze, aquele chamado Judas Iscariotes, dirigiu-se aos principais sacerdotes 15 e disse: "O que me dareis para traí-lo a vós?" Estipularam-lhe trinta moedas de prata.

Aqui o profeta Zacarias mostra que Jeová é avaliado por seu povo por 30 moedas de prata. Será uma mera coincidência que Jesus tenha sido avaliado por 30 moedas de prata pelos sacerdotes de seu tempo ?

PASTOR
JEOVÁ
JESUS
Salmos 23:1 (TNM): Jeová é o meu Pastor. Nada me faltará.
João 10:11 (TNM): Eu sou o pastor excelente; o pastor excelente entrega a sua alma em benefício das ovelhas.

Jeová, segundo os Salmos 23:1, é o nosso pastor e Jesus se identifica como o pastor excelente em João 10:11. Afinal, quem é o nosso pastor ?

FICAREMOS POSTADOS DIANTE DA CADEIRA DE...
JEOVÁ
JESUS
Romanos 14:10 (TNM): Porque nós todos ficaremos postados diante da cadeira de juiz de Deus;
2 Coríntios 5:10 (TNM): Pois todos nós temos de ser manifestados perante a cadeira de juiz do Cristo.

Romanos 14:10 diz que todos nós ficaremos postados diante da cadeira de juiz de Deus, mas 2 Coríntios 5:10 afirma que teremos de ser manifestados perante a cadeira de juiz de Cristo. Afinal de contas, quem será mesmo o juiz ? Jeová ou Jesus ? (Tenha paciência, mais abaixo vamos tirar esta confusão em pratos limpos).

JUIZ
JEOVÁ
JESUS
Isaías 33:22a (TNM): Porque Jeová é o nosso Juiz, Jeová é o nosso Legislador
2 Timóteo 4:1 (TNM): Eu te mando solenemente, perante Deus e Cristo Jesus, que está destinado a julgar os vivos e os mortos,

Jeová é o nosso juiz, diz Isaías 33:22, mas Cristo é quem está destinado a julgar os vivos e os mortos (sendo assim o juiz).

SEREMOS TESTEMUNHAS DE...
JEOVÁ
JESUS
Isaías 43:10 (TNM): "Vós sois as minhas testemunhas", é a pronunciação de Jeová, "sim, meu servo a quem escolhi, para que saibais e tenhais fé em mim, e para que entendais que eu sou o Mesmo. Antes de mim não foi formado nenhum Deus e depois de mim continuou a não haver nenhum.
Atos 1:8 (TNM): mas, ao chegar sobre vós o espírito santo, recebereis poder e sereis testemunhas de mim tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até à parte mais distante da terra."

Jeová diz em Isaías 43:10 que "sois as minhas testemunhas", enquanto Jesus diz em Atos 1:8 que os seus receberiam poder e seriam suas testemunhas "até a parte mais distante da terra". É impressionante como as Testemunhas de Jeová que lêem este texto (Atos 1:8) não conseguem ver que Jesus diz que os seus discípulos teriam que ser suas testemunhas. Na época em que eu ainda freqüentava o Salão do Reino, vi um ancião (equivalente a um pastor ou padre) ler este texto e depois dizer: "vemos que temos que ser Testemunhas de Jeová", enquanto que o texto diz claramente que devemos ser testemunhas de Jesus. Entretanto, Isaías também fala que devemos ser testemunhas de Jeová. De quem devemos ser testemunhas ?

SENHOR DOS SENHORES
JEOVÁ
JESUS
Deuteronômio 10:17 (TNM): Pois, Jeová, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores
Apocalipse (Revelação) 17:14 (TNM): Estes batalharão contra o Cordeiro, mas, porque ele é Senhor dos senhores e Rei dos reis, o Cordeiro os vencerá.

A Bíblia mais uma vez aponta que Jeová é "Senhor dos Senhores" em Deuteronômio 10:17, e fala a mesma coisa a respeito de Jesus em Apocalipse (Revelação) 17:14, chamando o cordeiro de "Senhor dos Senhores".

SALVADOR
JEOVÁ
JESUS
Isaías 43:11 (TNM): Eu é que sou Jeová, e além de mim não há salvador.
Tito 1:3 b (TNM) ... sob o mandado de nosso Salvador, Deus;
Tito 3:4 (TNM): No entanto, quando se manifestou a benignidade e o amor ao homem da parte de nosso Salvador, Deus
Tito 2:10 (TNM)
: para que adornem o ensino de nosso Salvador, Deus, em todas as coisas.


Atos 4: 10-12 (TNM): seja sabido de todos vós e de todo o povo de Israel, que é no nome de Jesus Cristo, o nazareno, ... 12 Outrossim, não há salvação em nenhum outro, pois não há outro nome debaixo do céu, que tenha sido dado entre os homens, pelo qual tenhamos de ser salvos."
Tito 3:6 (TNM): Este [espírito] ele derramou ricamente sobre nós por intermédio de Jesus Cristo, nosso Salvador,
Tito 2:13 (TNM): ao passo que aguardamos a feliz esperança e a gloriosa manifestação do grande Deus e [do]* Salvador de nós, Cristo Jesus,
*Este [do] não consta nos originais e em nenhuma tradução de respeito, mas é uma inserção maldosa da Torre de Vigia.

Esta parte merece um comentário mais extenso. Note que Jeová começa dizendo em Isaías 43:11 que além dEle não há salvador! Não há outro Salvador além de Jeová, é o que o texto diz. Mas Atos 4:12 fala que "não há outro nome debaixo do céu pelo qual tenhamos de ser salvos" e está dizendo que isto é em nome de Jesus Cristo. Daí, Tito, aquele que mais usou o termo salvador para Deus, e que também sempre dizia que o salvador era Jesus, fala que Deus é o nosso salvador em Tito 1:3. Tito 3:4 e Tito 2:10 (além de outros). Entretanto, em Tito 3:6 e Tito 2:13 ele diz que o nosso salvador é Jesus. Inclusive, em Tito 2:13 ele diz da "manifestação do grande Deus e Salvador de nós, Cristo Jesus". Neste texto ele vai mais fundo e diz que Jesus é o grande Deus e Salvador nosso. A equipe da tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas não poderia aceitar isto, afinal, "Jesus não pode ser Deus, ele é apenas um anjo exaltado" e acrescenta um [do] no texto para "completar o sentido do português". Tem cabimento este [do] ? Nenhuma tradução respeitável verteu o texto desta maneira, pois Tito fala do Deus (Theos) e (kai) salvador (Sotéros). Não existe tal preposição "do" no meio do texto original.

CRIADOR
JEOVÁ
JESUS
Gênesis 1:1 (TNM): No princípio Deus criou os céus e a terra.
Isaías 44:24b (TNM): "Eu, Jeová, faço tudo, estendendo os céus por mim mesmo, estirando a terra. Quem estava comigo?
Hebreus 3:4 (TNM): Cada casa, naturalmente, é construída por alguém, mas quem construiu todas as coisas é Deus.



João 1:2,3 (TNM): Este estava no princípio com o Deus. 3 Todas as coisas vieram à existência por intermédio dele, e à parte dele nem mesmo uma só coisa veio à existência.
Colossensses 1:16,17 (João F.de Almeida): porque nele (em Jesus) foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas;

Hebreus 1:8-10 (TNM):  Mas, com referência ao Filho: ... E: "Tu, ó Senhor, lançaste no princípio os alicerces da própria terra, e os céus são obras das tuas mãos.

Jeová pergunta em Isaías 44:24 (parte b): "Quem estava comigo ?", dando a entender que somente Jeová estava no ato da criação. No entanto, João diz que Jesus "estava no princípio com o Deus". Além disso, Paulo fala aos Hebreus que "quem construiu todas as coisas é Deus". Este mesmo Paulo, alguns versículos antes fala em Espírito (sob a inspiração do Espírito Santo) que o Pai fala com referência ao filho que Ele "lançou no princípio os alicerces da própria terra, e os céus são obras" das mãos do próprio Jesus. Com relação a Colessensses 1:16,17, preferi usar a versão João Ferreira de Almeida, pois esta não faz outra inclusão descabida no texto, usando [outras] entre cada ação criativa de Jesus para desmerecer e "fazer o sentido correto" para a doutrina das Testemunhas de Jeová. Tal palavra não consta nos originais e foi inserida para que a Bíblia concordasse com as heresias do "escravo fiel e discreto".

REI DOS JUDEUS
JEOVÁ
JESUS
Isaías 33:22b (TNM): Jeová é o nosso Rei; ele mesmo nos salvará.
Isaías 44:6a (TNM): Assim disse Jeová, o Rei de Israel e seu Resgatador, Jeová.
Mateus 2:2 (TNM): dizendo: "Onde está aquele que nasceu rei dos judeus? Pois vimos a sua estrela [quando estávamos] no Oriente e viemos prestar-lhe homenagem."João 12:13-15 (TNM): E começaram a clamar: "Salva, rogamos-te! Bendito aquele que vem em nome de Jeová, sim, o rei de Israel!" 14 Mas, tendo Jesus achado um jumentinho, sentou-se nele, assim como está escrito: 15 "Não temas, filha de Sião. Eis que vem o teu rei, sentado num filho de jumenta."
Mateus 27:11 (TNM): Jesus estava então perante o governador; e o governador fez-lhe a pergunta: "És tu o rei dos judeus?" Jesus replicou: "Tu mesmo [o] dizes."

João 19:21 (TNM)
: "Não escrevas ‘O Rei dos Judeus’, mas que ele disse: ‘Eu sou o Rei dos Judeus.
Mateus 27:37 (TNM): Também puseram por cima de sua cabeça a acusação contra ele, por escrito: "Este é Jesus, o Rei dos judeus."

JESUS É DEUS

DEUS & PAI
JEOVÁ
JESUS
Isaías 45:5 (TNM): Eu sou Jeová, e não há outro. Além de mim não há Deus.
Isaías 10:21,21 (TNM): e certamente se apoiarão em Jeová, o Santo de Israel, em veracidade. 21 Um mero restante retornará, o restante de Jacó, ao Deus Poderoso.
Isaías 64:8 (TNM): E agora, ó Jeová, tu és nosso Pai. Somos o barro e tu és o nosso Oleiro;
Isaías 6:9 (TNM): Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o domínio principesco virá a estar sobre o seu ombro. E será chamado pelo nome de Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.
João 1:1 (TNM versões mais antigas): No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com o Deus, e a Palavra era Deus.
Hebreus 1:8 (João F.de Almeida): Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.
João 20:28 (TNM): Em resposta, Tomé disse-lhe: "Meu Senhor e meu Deus!"

Jeová diz claramente que "além de mim não há Deus", mas a Bíblia insiste em chamar Jesus de Deus em Isaías 6:9, João 1:1, Hebreus 1:8 (que é uma citação direta de Salmos 45:6) e João 20:28, afora todos os exemplos indiretos que já vimos. Há quem diga que a TNM não verte Hebreus 1:8 desta forma. De fato, ela não o faz. Mas, esta é mais uma adulteração do texto por parte da STV. Este documento não tem por objetivo discutir os erros de tradução da Sociedade, e por esta razão não  vou fazê-lo aqui. No entanto, basta a própria Bíblia para desmentir qualquer tradução errada. Que o Pai está chamando o filho de Deus em Hebreus 1:8, fica claro nos versículos seguintes (10-12), que Ele continua a falar do filho: "E: "Tu, ó Senhor, lançaste no princípio os alicerces da própria terra, e os céus são obras das tuas mãos. 11 Eles é que perecerão, mas tu é que hás de permanecer continuamente; e todos eles envelhecerão qual roupa exterior, 12 e tu os enrolarás assim como a uma capa, como a uma roupa exterior; e eles serão mudados, mas tu és o mesmo, e os teus anos nunca se acabarão." Esta é uma citação de Salmos 102:24-27, que diz "Passei a dizer: "Ó meu Deus, Não me retires na metade dos meus dias; Teus anos são por todas as gerações. 25 Há muito lançaste os alicerces da própria terra E os céus são o trabalho das tuas mãos. 26 Eles é que perecerão, mas tu mesmo continuarás de pé; E todos eles se gastarão como a roupa. Tu os substituirás assim como a uma vestimenta e eles terminarão a sua vez. 27 Mas tu és o mesmo, e os teus próprios anos não se completarão.". O próprio Pai dá ao filho o cumprimento do Salmo que foi dirigido a Deus Jeová, conforme o próprio livro de Hebreus deixa claro ao dizer no versículo 8 do capítulo 1o que o Pai fala toda esta passagem com "referência ao Filho".

DEUS  É ADORADO
JEOVÁ
JESUS
Mateus 4:10 (TNM): Jesus disse-lhe então: "Vai-te, Satanás! Pois está escrito: ‘É a Jeová, teu Deus, que tens de adorar e é somente a ele que tens de prestar serviço sagrado.’"
Apocalipse (Revelação) 19:10 (TNM): Prostrei-me então diante dos seus pés para adorá-lo (de um anjo). Mas ele me diz: "Toma cuidado! Não faças isso! Sou [apenas] co-escravo teu e dos teus irmãos, que têm a obra de dar testemunho de Jesus. Adora a Deus; pois, dar-se testemunho de Jesus é o que inspira o profetizar."
Hebreus 1:6 (TNM nas versões mais antigas): Mas, ao trazer novamente o seu Primogênito à terra habitada, ele diz: "E todos os anjos de Deus o adorem."
João 9:37,38 (João F.de Almeida): Disse-lhe Jesus: Já o viste, e é ele quem fala contigo. Disse o homem: Creio, Senhor! E o adorou.
Apocalipse 5:11-14 (TNM):E eu vi, e ouvi uma voz de muitos anjos em volta do trono, e das criaturas viventes, e dos anciãos, e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares, 12 dizendo com voz alta: "O Cordeiro que foi morto é digno de receber o poder, e as riquezas, e a sabedoria, e a força, e a honra, e a glória, e a bênção."13 E toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e todas as coisas neles, eu ouvi dizer: "Ao que está sentado no trono e ao Cordeiro seja a bênção, e a honra, e a glória, e o poderio para todo o sempre." 14 E as quatro criaturas viventes diziam: "Amém!" e os anciãos prostraram-se e adoraram.

Somente DEUS é adorado, e não um anjo ou arcanjo!

Creio que já vimos exemplos suficientes (entretanto, existem muitos outros, e alisto mais alguns abaixo) para chegarmos a uma conclusão óbvia, racional e clara do assunto: Jesus é Deus. Eu não estou dizendo que Jesus é o Pai. O que quero dizer é que Ele é Um com o Pai (e com o Espírito Santo - João 10:30). Pense bem: Jeová foi muito claro ao afirmar que não dividiria sua glória com NINGUÉM (Isaías 42:8; 48:11). Porque o Pai dividiria sua glória com um arcanjo ? Esta idéia é descabida de qualquer sentido. Mas se Jesus é Deus, ou em outras palavras, se o filho, tanto quanto o pai, for Jeová (assim como o Espírito Santo é Jeová) qualquer confusão quanto as comparações feitas acima desaparecem.
A esta altura você deve estar pensando: "não pode ser... Deus disse que Ele é só um único Deus. Isto não faz o menor sentido, isto é politeísmo". Deixe-me dizer uma coisa: Deus é um único Deus (Deuteronômio 6:4-5). Quem crê na trindade divina crê num único Deus, não em três deuses. Vou citar alguns exemplos do cotidiano para lhe mostrar algo que é composto mas ao mesmo tempo é único. Por exemplo, creio que você deve ter um aparelho de som em casa. Como você o chama ? "O meu som", talvez diga. Perceba que é um único objeto, e você não tem dificuldade alguma em chamá-lo de "som". Porém, se você perceber, verá que ele é um único objeto composto de três partes distintas, que funcionam interligadas, mas de forma independente. O toca CD é o toca CD, e não se confunde com o toca fitas e nem com o sintonizador de rádio AM/FM e assim sucessivamente. É apenas um aparelho de som, subsistindo em três partes separadas, cada um com sua função, porém interligadas de tal forma que nos leva a chamá-lo de um aparelho de som. Um outro exemplo, sendo que um pouco mais abstrato: vemos todos os dias aquela grande estrela brilhante sobre nós e o chamamos de sol. No entanto, o sol irradia calor, que nós sentimos claramente em nossa pele, bem como sua intensa luz. A luz não é o sol, mas vem dele, nem tampouco é o sol calor, embora este emane dele.
Deus é assim. Embora não tenha aqui neste artigo falado sobre a terceira pessoa da trindade (o Espírito Santo), nem da própria trindade, pelo fato deste documento não estar tratando diretamente deste assunto, você pode ter certeza de que Ele (o Espírito Santo) também é Deus, pois a Bíblia tem cruzamentos similares que falam de Jeová e depois deixa claro que aquela referência foi para o Espírito Santo. Eu não vou resistir e vou colocar alguns exemplos contundentes abaixo:

AQUELE QUE SONDA OS RINS E O CORAÇÃO E DÁ CONFORME AS OBRAS
JEOVÁ
JESUS
Espírito Santo
Jeremias 17:10 (TNM): Eu, Jeová, esquadrinho o coração, examino os rins, sim, para dar a cada um segundo os seus caminhos, segundo os frutos das suas ações.
Jeremias 11:20 (TNM)
: Mas Jeová dos exércitos está julgando com justiça; ele examina os rins e o coração. Veja eu a tua vingança sobre eles, porque foi a ti que revelei meu pleito judicial.
1 Crônicas 28:9b (TNM): porque Jeová sonda todos os corações e discerne toda inclinação dos pensamentos
1 Crônicas 29:17 (TNM): E eu bem sei, ó meu Deus, que tu examinas o coração e que tens prazer na retidão.
2 Crônicas 6:30 (TNM): então que tu mesmo ouças desde os céus, lugar da tua morada, e terás de perdoar e dar a cada um segundo todos os seus caminhos, porque conheces o seu coração (pois somente tu mesmo conheces bem o coração dos filhos da humanidade);
 
Apocalipse (Revelação) 2:1,23 (TNM): 1 Ao anjo da congregação em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que segura na sua direita as sete estrelas, aquele que anda no meio dos sete candelabros de ouro (Jesus): ... E matarei os filhos dela com praga mortífera, de modo que todas as congregações saberão que sou eu quem pesquisa os rins e os corações, e eu vos darei individualmente segundo as vossas ações.
João 2:24,25 (TNM): Mas o próprio Jesus não se confiava a eles, porque os conhecia a todos 25 e porque não tinha necessidade de que alguém desse testemunho do homem, pois ele mesmo sabia o que havia no homem.
Romanos 8:26,27 (TNM): De maneira semelhante, o Espírito também se junta com ajuda para a nossa fraqueza; pois não sabemos o [problema de] em prol de que devemos orar assim como necessitamos, mas o próprio Espírito implora por nós com gemidos não pronunciados. 27 Contudo, aquele que pesquisa os corações sabe o sentido do espírito, porque está intercedendo de acordo com Deus, a favor dos santos.

Se alguém tinha alguma dúvida de que Jesus é Deus (e que o Espírito Santo é Deus), este texto é irrefutável (ainda vou mostrar outro abaixo). Jeová  em 5 textos, notadamente o de Jeremias 17:10, diz que É ELE MESMO que "esquadra o coração, examino os rins, sim, para dar a cada um segundo os seus caminhos, segundo os frutos das suas ações". Isto mesmo! Ele diz que é ELE quem esquadrinha os rins e o coração para dar a cada um segundo suas obras. Em Apocalipse (Revelação) temos a "Revelação" de QUEM vai fazer isto: Jesus. Meu amigo, não há mais como duvidar: a Bíblia está falando da MESMA PESSOA (explico: do mesmo DEUS, pois o Pai não é o Filho, nem o Filho é o Pai, nem o Espírito Santo, e etc, mas todos são um, assim como marido e mulher é uma só carne - sendo duas pessoas). E aí entra em cenaa o Espírito Santo, aquele que "pesquisa os corações". 
Devo aqui fazer outro adendo importante: todo mundo sabe que não há outro, exceto Deus, que sabe o pensamento do homem. Até as Testemunhas de Jeová concordam que Satanás não pode ler os pensamentos dos homens. Se Satanás, que era um anjo muito poderoso não pode, imagine os próprios anjos. Até as TJ's concordam que anjos não lêem pensamentos e intenções do coração. Se ainda "não caiu a sua ficha" acorde! Somente DEUS pode esquadrinhar a pessoa e suas intenções e mais ninguém. E se Jesus deixa claro em Apocalipse (Revelação) de que "todos saberão que sou eu quem pesquisa os rins e corações" Ele não só está deixando claro que quem falava em Jeremias 17:10 era Ele, mas também que Ele é Deus.
Mas... Vamos ver mais um, para não ficarmos só com um exemplo:

ISAÍAS VIU A GLÓRIA DE DEUS E JEOVÁ PROFETIZA SOBRE ISRAEL
JEOVÁ
JESUS
Espírito Santo
Isaías 6:1-10 (TNM): No ano em que morreu o Rei Uzias, eu, no entanto, cheguei a ver Jeová sentado num trono enaltecido e elevado, e as orlas da sua [veste] enchiam o templo. 2 Acima dele havia serafins de pé. Cada um tinha seis asas. Com duas cobria sua face, e com duas cobria seus pés, e com duas voava. 3 E este clamou para aquele e disse: "Santo, santo, santo é Jeová dos exércitos. A plenitude de toda a terra é sua glória." 4 E os pivôs dos limiares começaram a estremecer diante da voz daquele que clamava, e a própria casa encheu-se gradualmente de fumaça. 5 E eu passei a dizer: "Ai de mim! Pois, a bem dizer, fui silenciado, porque sou homem de lábios impuros e moro no meio de um povo de lábios impuros; pois os meus olhos viram o próprio Rei, Jeová dos exércitos!" 6 Em vista disso voou para mim um dos serafins, e na sua mão havia uma brasa viva que ele tirara do altar com uma tenaz. 7 E ele passou a tocar-me a boca e a dizer: "Eis que isto tocou os teus lábios, e teu erro sumiu e o próprio pecado teu está expiado."8 E comecei a ouvir a voz de Jeová, dizendo: "A quem enviarei e quem irá por nós?" E eu passei a dizer: "Eis-me aqui! Envia-me." 9 E ele prosseguiu, dizendo: "Vai, e tens de dizer a este povo: ‘Ouvi vez após vez, mas não entendais; e vede vez após vez, mas não obtenhais conhecimento.’ 10 Torna embotado o coração deste povo e torna insensíveis os próprios ouvidos deles, e gruda os próprios olhos deles, para que não vejam com os seus olhos e não ouçam com os seus ouvidos, e para que seu próprio coração não entenda, e para que realmente não recuem e obtenham para si a cura.
João 12:36-41 (João Ferreira de Almeida): 36 Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz. Havendo Jesus assim falado, retirou-se e escondeu-se deles. 37 E embora tivesse operado tantos sinais diante deles, não criam nele;
38 para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías: Senhor, quem creu em nossa pregação? e aquem foi revelado o braço do Senhor? 39 Por isso não podiam crer, porque, como disse ainda Isaías: 40 Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos e entendam com o coração, e se convertam, e eu os cure. 41 Estas coisas disse Isaías, porque viu a sua glória, e dele falou.
Atos 28:25-27 (TNM): 25 Assim, visto haver desacordo entre eles, começaram a retirar-se, fazendo Paulo este único comentário: "O Espírito Santo falou aptamente por intermédio de Isaías, o profeta, a vossos antepassados, 26 dizendo: ‘Vai a este povo e dize: "Ouvindo ouvireis, mas de modo algum entendereis; e, olhando olhareis, mas de modo algum vereis. 27 Pois o coração deste povo tem ficado embotado e com os seus ouvidos têm ouvido sem reação, e eles têm fechado os olhos; para que nunca vissem com os olhos, nem ouvissem com os ouvidos, nem entendessem com o coração e se voltassem, e eu os sarasse.

Esta passagem é de uma riqueza sem igual para (aliás, são tantos exemplos que já nem sei qual o melhor) provarmos o que estamos falando. Antes de esclarecermos qualquer coisa, note que em Isaias 6:3 os serafins que glorificam a Deus falam: "Santo, Santo, Santo é Jeová dos exércitos". Santo, Santo e Santo (3 vezes) é Jeová! Isto é uma fórmula trinitária. Ainda mais, quando Deus fala com Isaías Ele pergunta: "Quem irá por NÓS ?" (um plural). Isaías prossegue e vê o próprio Jeová (em visão é claro - ou seja, uma figura que representava Deus, pois homem algum jamais viu a Deus em sua forma espiritual - e nem pode, pois morreria). Então, Jeová fala a Isaías que os olhos do povo de Israel ficariam insensíveis as obras maravilhosas de Deus. Agora vamos para o texto de João. Eu preferi usar aqui a versão João Ferreira de Almeida, visto que ela retrata melhor o contexto. Entretanto, mesmo quem ler a passagem na TNM vai ver claramente que João estava falando de Jesus. Pois bem, Isaías viu a glória de Jeová, mas vemos João dizendo que Isaías viu a sua glória (de Jesus) e dele falou. Percebe a ligação ? Agora, em Atos, o apóstolo Paulo fala as mesmas palavras de Isaías 6:9,10, aplicando a passagem para aquele povo insensível e fala que o Espírito Santo (tomei a liberdade de colocar as iniciais em maiúsculo na TNM) foi aquele que falou a Isaías.
Você quer mais um exemplo ? Será que a ordem "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" (Mateus 28:19) não lhe diz alguma coisa ? Faz sentido alguém batizar em nome de um arcanjo ? Ou pior ainda, em nome de uma "força ativa" impessoal ? Este texto só faz sentido se a ordem foi batizar em nome de DEUS.
Para explicar a trindade, poderia aqui ter falado dos credos existentes, ter dito que se tratava de um "mistério" (embora o seja) ou ter dado respostas evasivas. Mas mostrei a trindade na Bíblia, que revela gradualmente as coisas (no Antigo Testamento estas coisas estavam implícitas - vindo a ficar explícitas no Novo) fazendo simples cruzamentos de textos, que mostram indiscutivelmente que os profetas e apóstolos usaram o nome de Jeová tanto para o Pai, o Filho e o Espírito Santo, deixando a unidade da divindade para todos nós vermos. Só não vê quem tem um véu em seu coração - mas Deus é poderoso para tirar o véu (Leia 2 Cor. 3:13-16).
Vou repetir, entretanto, algo muito importante: saiba que o filho não é o Pai, assim como o Pai não é o filho, nem o Espírito Santo é o Pai, mas estes formam a divindade santa: Deus, o verdadeiro Jeová (Pai, Filho e Espírito Santo). É por isto que a Bíblia pode falar que Jeová é o Salvador, é o Pastor, o Juiz, Primeiro e Último e que todos confessarão abertamente que Ele é o Senhor e falar a mesma coisa do Filho e do Espírito Santo. Desfaz-se qualquer confusão com esta revelação de Deus.
Mas só para não deixar passar em branco a questão do politeísmo, posso afirmar sim, com toda a convicção que politeísta é a Sociedade Torre de Vigia. Porque afirmo isto ? Primeiro, só há um Deus (Deut. 6:4-5). Entretanto a Bíblia chama Jesus diretamente de Deus em Isaías 9:6, João 1:1, João 20:28, Hebreus 1:8 e João 1:18 além do Espírito Santo nos dois exemplos citados acima (existem mais é claro - mas o objetivo deste documento não é este) . A sociedade não vê nenhum problema de reconhecer Jesus como "um deus". Afinal, até mesmo Satanás é chamado de "deus deste sistema de coisas" na Bíblia, porque Jesus não poderia ser chamado de "um deus" ?  Acompanhe agora o meu raciocínio: se só há um Deus verdadeiro, por eliminação todos os outros serão deuses falsos. Assim, segundo a própria lógica da Torre de Vigia, Jesus seria mais um dos "deuses falsos" deste mundo. Ou na melhor das hipóteses, que teríamos dois deuses. O Todo-Poderoso (Jeová) e o Deus poderoso (Jesus). Isto é a ressurreição da mitologia grega, que acreditava num Deus maior (Zeus) e numa outra classe de deuses menores (os deuses e semi-deuses). Isto é politeísmo claro e totalmente anti-bíblico!
Agora, se você ainda está com problemas para entender a triunidade de Deus, deixe-me dizer a você que o problema não está com Deus. O problema está com você. Você está tentando entender Deus com sua natureza humana, com o espírito do homem (leia 1 Cor. 2:11). Em outras palavras, você está tentando conceber Deus com sua experiência de vida, baseado nas suas observações e compreensão do que você observa. Tudo que vai além disso (que transcende disto) lhe é estranho e inconcebível. Não podemos ser assim, amado leitor. Vou lhe dar um exemplo de que podemos crer no transcendente: todos crêem que Deus é eterno, que nunca teve princípio. Mesmo que isso seja estranho para nós humanos - a idéia de nunca ter tido princípio - nós cremos mesmo assim, por fé em Deus.
Você precisa mudar seu paradigma para entender as coisas espirituais. "Mas o que é paradigma ?". Vou lhe mostrar na prática. Veja o desenho da figura abaixo. Você deve fazer os mesmos pontos numa folha de papel e tentar passar com a caneta sobre os todos os pontos, com quatro linhas e sem tirar a caneta do papel (ou seja, deve fazer sem que a ponta da caneta deixe de entrar em contato com o papel). Você também a pessoa não poderá repassar a caneta pelo mesmo ponto mais de uma vez. Vamos lá, tente. Veja a resposta clicando na figura - mas faça o exercício antes no papel, senão isto perde o sentido.
O QUE A BÍBLIA FALA MAIS A RESPEITO DE JESUS
A Bíblia não pára por ai com respeito a Jesus. Ela também diz que:
  • Todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão escondidos nele (Col. 2:3);
  • Toda a plenitude da divindade habita nele (Col. 2:9);
  • Ele sustenta todas as coisas pela palavra de seu poder (Heb. 1:3);
Jesus também possuía todos os atributos divinos:
  • Onipotência (Jo 5:17-19; Apo 1:8-11; Isa 9:6);
  • Onipresença (Mat 18:20; Mat 28:20);
  • Onisciência (Jo 2:25; Apo 2:23; Mat 11:27);
  • Imutabilidade (Heb 1:11-12; Heb 13:8);
  • Eternidade (Isa 9:6; Miq 5:2; Jo 8:58);
  • Digno de adoração (Fil 2:9-11; Heb 1:6; Apo 5:12-13).
As obras divinas são atribuídas a Cristo:
  • O Filho cooperou com o Pai na obra da criação (Jo 1:3; Col 1:16; Heb 2:10);
  • Todas as coisas são sustentadas por Ele (Heb 1:3);
  • Jesus, a semelhança do Pai, é o doador da vida, vivificando a todos a quem Ele quer (Jo 5:21,25,28, Fil 3:21);
  • A obra da salvação é atribuída a Ele (Sal 79:9; Isa 43:11; Isa 45:21; Os 13:4).
Será que uma pessoa com todos estes atributos pode ser um arcanjo ?  

Algumas razões pelas quais a divindade de Jesus é absolutamente necessária:
  • Só alguém que fosse Deus infinito poderia arcar com toda a pena de todos os pecados de todos os que cressem nEle;
  • Nenhum ser humano, nem qualquer outra criatura, poderia salvar a humanidade. Apenas o próprio Deus poderia executar tal obra, conforme Jonas 2:9.
PORQUE OS CRISTÃOS VERDADEIROS FALAM MUITO DE JESUS
Apesar de muitas Testemunhas de Jeová pensarem que os cristãos (ou como eles dizem: a cristandade) só falam de Jesus, e que não falam de Jeová (embora vimos aqui que tanto faz), isto está longe de ser real. O Pai é tão glorificado quanto o Filho. Afinal, quem não honra o Filho não honra o Pai (Leia João 5:23). Some-se a isto o fato de que o Rei agora é Jesus, pois o próprio Pai entregou o reinado a Ele e o exaltou soberanamente para que toda língua confesse que Ele (Jesus) é o Senhor para honra do próprio Pai (Filipenses 2:9-11), e que não há outro nome debaixo dos céus pelo qual venhamos a ser salvos (Atos 4:12). Adicione também que devemos mesmo falar com Jesus, pois é através dele que chagamos ao Pai, pois ele é o nosso único intermediário (Leia 1 Tim. 2:5)*. Devemos assim fazer como Estevão, que orou ao "Senhor Jesus" (Atos 7:59).
O que deve ficar transparente aqui é que não importa se estamos chamando por Jesus, pelo Pai, ou pelo Espírito Santo, pois estamos chamando a Jeová de qualquer forma. Não importa mesmo se você continue a chamá-lo de Jeová, porque é isso que Deus é (EU SOU O QUE SOU - EU CAUSO O QUE VEM A SER). O que importa é você ter consciência da divindade de Cristo e da verdadeira natureza de Deus (um ser composto mas ao mesmo tempo único). Este é o verdadeiro Deus, o verdadeiro Jeová.
*OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Embora as escrituras deixem bem claro que Jesus é o intermediário entre Deus e os homens, a Torre de Vigia não pensa assim. Eles pensam que Jesus é o intermediário apenas entre os "ungidos" (os 144.000) e Deus, e que os demais (a grande maioria das testemunhas - 99,9%) devem ter como intermediários estes mesmos homens (os "ungidos"). Confira isto na própria publicação da Sociedade Torre de Vigia, Segurança Mundial Sob o Príncipe da Paz [Worldwide Security Under the Prince of Peace], na página 10, ou ainda no Estudo Perspicaz das Escrituras, sob o tópico Mediador, notadamente no sub-tópico "Aqueles Para Quem Cristo É Mediador". Com isto, eles tomam o lugar que só cabe a Cristo e põe deliberadamente em perigo espiritual a vida de milhões de pessoas. Há um estudo nesta página, intitulado "O mediador das TJ's" (clique no link para visualizá-lo e saber mais a respeito disto).
CONCLUSÃO DA MATÉRIA
Por todos os fatos que vimos aqui, biblicamente mostrados, não dá para duvidar que Jesus Cristo é o Senhor e é Deus. Passar a ter conhecimento disto trás consigo uma responsabilidade maior. Deus não leva em conta o tempo da ignorância (Atos 17:30), mas agora você sabe o que não sabia antes. Você deve agir então de acordo com o que a Bíblia diz, não com o que um homem ou grupo de homens diz. Não importa o quanto você vá sofrer com isto, afinal, Deus é mais importante que os homens, e até nossa própria família (Leia Atos 4:18-20 e Mateus 10:37). E mesmo que você padeça um pouco com sua decisão, Deus o fortalecerá (2 Cor. 1:4; 1 Ped. 5:9). Além disso, o verdadeiro Deus realmente responde orações (Atos 10:4, 1 Reis 8:45, Salmos 69:13 e Daniel 9:17) e não te deixará, nem te desamparará (Isaías 42:16 e Hebreus 13:5) e certamente te fará feliz (Leia Salmos 128:2). Este não é o Deus que você talvez esteja acostumado (que responde as vezes ou nunca responde).

O QUE FAZER AGORA ?
"Eis que estou em pé a porta e estou batendo. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei na sua casa e tomarei a refeição noturna com ele e ele comigo" (Revelação 3:20 TNM).
Entregue o seu caminho a Jesus e receba-O como seu Senhor e Salvador. Isto pode ser feito em sua própria casa, no seu quarto ou onde preferir. Ore comigo:

Se você fez isto, Deus tem uma grande promessa para você:
"porque sois filhos, Deus enviou o espírito do seu Filho aos nossos corações, e ele clama Aba, Pai"! (Gálatas 4:6 TNM).
"Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?" (1 Coríntios 3:16 João Ferreira de Almeida)
Deus, a partir de agora, habita dentro de você e começará o trabalho de santificação em sua vida. Ele vai começar a te ensinar (1 João 2:27) e guiar os teus passos (João 16:13).
Que Deus, o verdadeiro Jeová te abençoe ricamente!

Santo e altíssimo Deus, criador dos céus e da terra, que se nos revelou pelo nome de Jeová, o grande EU SOU a Moisés, a Abraão, Isaque e a Jacó. Deus grande e maravilhoso, venho neste momento pedir que tu adentres com toda tua força, com todo o teu amor na minha vida. Confesso que sou pecador(a) e que não posso me redimir sozinho(a). Me salva com o precioso sangue do cordeiro, para que eu possa ser justo(a) diante de ti. Me dá do teu Santo Espírito, para que eu possa me sentir um(a) filho(a), para que eu possa sentir a tua presença. Faz uma grande transformação na minha vida, para que eu possa saber que este momento foi especial, para que eu possa marcar esta data no meu calendário como o dia que o Deus supremo, o Deus verdadeiro me acolheu como herdeiro(a) de suas promessas. Eu também desfaço neste momento, diante de ti e de todos, qualquer envolvimento que eu tenha feito, consciente e inconscientemente no reino das trevas. Eu nada tenho a ver com eles, mas apenas com o reino da luz, com o reino de Jeová. Apaga agora todas as minhas transgressões e me lave com o sangue de Jesus, purificando minha vida para que eu seja conforme o que queres. Que eu possa testemunhar acerca das transformações que tu já estás fazendo, para a honra e glória do teu nome. Pelo nome santo de Jesus entrego todo o meu viver, totalmente em tuas mãos. AMÉM!!!
AdailCampelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário