19 maio 2013


 Fiéis já podem pagar dízimo com cartão em paróquia de Goiânia; agora, igreja quer pagamento via web


A paróquia São Francisco de Assis, em Goiânia, anunciou no último domingo (3) durante a missa que os fiéis, a partir de agora, poderão pagar o dízimo em máquinas de cartão adquiridas pelo templo. A alegação é de que muitos frequentadores reclamavam que não levavam dinheiro para a celebração e não conseguiam contribuir.

De acordo com frei Carlos Antônio da Silva, responsável pela igreja, a iniciativa é pioneira na região. “É um novo desafio para a paróquia. Também é uma forma de acabar com as desculpas de fiéis que não queriam dizimar, e oferecer uma facilidade aos que desejavam e queriam usar o cartão”.
O pároco contou ainda que fizeram uma pesquisa em que perguntavam aos fiéis o que eles achavam da igreja, o que os atraía e os afastava. Finalizado o levantamento, foi criado um site e começou uma série de medidas para sanar os anseios da comunidade, um deles eram as máquinas de cartão para pagamento do dízimo.
Tecnologia x religião
Para o frei, a perspectiva é de que aumentem as doações. “Antes tínhamos carnês, as pessoas tinham que guardar ele o ano todo. Agora, com o cartão, você passa e dá baixa na hora, é automático”.

Para o futuro, a moderna paróquia quer disponibilizar o pagamento também pela internet. O parcelamento é possível, mas não recomendado pela igreja.

E as inovações não param por aí. A igreja propicia ao frequentador a possibilidade de ter um cartão próprio com uma das bandeiras disponíveis. As máquinas começaram a funcionar na última sexta-feira (1º). “No domingo já houve procura, e outros fiéis compraram uma rifa que a igreja está vendendo e pagaram no cartão”, afirmou o religioso.

Na arquidiocese de Goiânia, o departamento administrativo desconhece o uso de máquinas de cartão para receber a devolução do dízimo. Mas ainda não se posicionou favorável ou contrária à prática.
Fonte: Uol 

Nenhum comentário:

Postar um comentário