13 agosto 2013

As Heresias da Seitas (II)


CONHECENDO SUAS RAÍZES

Toda seita tem suas raízes na religião, pois derivam direta ou indiretamente delas. Por isso precisamos definir religião. Um filósofo alemão do século XVIII, Emmanuel Kant, descreveu a religião como sendo a “moralidade ou ação moral”. Hegel, outro filósofo, disse que religião era “um tipo de conhecimento”. No dicionário português é “a crença na existência de uma força ou forças sobrenaturais, criadoras e reguladoras do universo, que provêm o homem de uma natureza espiritual, que se perpetua após a morte”. À luz da Bíblia, Religião é interpretada como o retorno a Deus ou Deus em busca do homem. Dentro de uma visão mais espiritual, as seitas derivam de uma mesma fonte, Satanás (2Co.11.3-4;13-15).

No mundo atual existem onze grandes religiões, são elas: Hinduísmo, Jamismo, Budismo e Siquismo (Índia); Confucionismo e Taoísmo (China); Xitoísmo (Japão); Judaismo (Palestina), Zoroastrismo (Pérsia, atual Irã), Islamismo (Arábia) e Cristianismo (da Palestina; vindo a se consolidar em todo ocidente).

ALGUMAS SEITAS QUE DERIVAM DIRETAMENTE DAS RELIGIÕES

Lamaísmo, Zen-budismo, Nitiren Shoshu, Seicho-no-iê, Perfect Liberty e a Igreja Messiânica Mundial (seitas Budistas). Kharijitas, Mutajalitas, Mujiritas, Xiitas, Sunitas e os Sufitas (seitas Islâmicas). Meditação Transcendental, Hare Krishna, Missão Ramakrishna, Krishnamurti, Teosofia, Templo da União Universal e a Rajnish (seitas Hindus). Testemunhas de Jeová, Adventismo do Sétimo Dia, Mormonismo, Congregação Cristã do Brasil, Tabernáculo da Fé, Só Jesus, Igreja de Cristo Internacional, Igreja da Unificação, Igreja Local de Witness Lee, Voz da Verdade, Testemunhas de Ierrochua, Igreja Pentecostal Unida do Brasil, Meninos de Deus, Igreja Católica Apostólica Romana e etc. (seitas Cristãs).

CLASSIFICAÇÃO DAS SEITAS

PSEUDOCRISTÃS – São seitas que derivam do Cristianismo e que fogem da ortodoxia bíblica cristã. São perigosas por serem fáceis de confundi-las com Igrejas Cristãs Evangélicas. Mas, para quem conhece a Bíblia não se deixa enganar por muito tempo. Suas heresias são atraentes, fantasiosas e fundamentadas em trechos isolados da Bíblia. São elas: Testemunhas de Jeová, Adventismo do Sétimo Dia, Mormonismo, Congregação Cristã do Brasil, Tabernáculo da Fé, Só Jesus, Igreja de Cristo Internacional, Igreja da Unificação, Igreja Local de Witness Lee, Voz da Verdade, Testemunhas de Yehoshua, Igreja Pentecostal Unida do Brasil, Meninos de Deus, Confissão Positiva, Igreja Católica Apostólica Romana e etc.

ORIENTAIS – São seitas provindas do lado oriental do nosso planeta ramificadas em religiões do Oriente Médio e Ásia. Suas mensagens são antagônicas as do Cristianismo, por não derivarem do mesmo. Seus adeptos são muito difíceis de serem evangelizados, por haver uma base teológica diferente da nossa. Ultimamente a simpatia Ocidental às seitas do Oriente tem sido muito grande. Por isso já existem templos, entidades, empresas, seguidores em todo país. Algumas delas: Arte Mahikari, Lamaísmo, Zen-budismo, Nitiren Shoshu, Seicho-no-iê, Perfect Liberty, Igreja Messiânica Mundial, Kharijitas, Mutajalitas, Mujiritas, Xiitas, Sunitas, Sufitas, Meditação Transcendental, Hare Krishna, Missão Ramakrishna, Krishnamurti, Teosofia, Templo da União Universal, Rajnish e etc.

SECRETAS – Debaixo de um sigilo muito grande, elas apostam na curiosidade humana. Seus ensinos e seus cultos são muito diversificados e ritualísticos. Numa restrição discreta elas têm envolvido a muitos dos que não gostam de se identificar como “religiosos”. Algumas delas: Maçonaria, Teosofismo, Ordem Rosacruz e etc.

OCULTAS – Estão sempre envolvidas com o misticismo, esoterismo e feitiçaria. Tentam se auto-afirmarem dentro da sociedade, pois cultuam a demônios, e na história sempre foram vistas pela ótica pejorativa. Porém, hoje isso tem mudado 180o com a ajuda da mídia. Há um contato muito estreito com os espíritos malignos que são confundidos por espíritos de humanos que morreram. Como exemplo de seitas que derivam indiretamente das religiões, com exceção do satanismo: Espiritismo, Legião da Boa Vontade, Racionalismo Cristão, Santo Daime, Cultura Racional, Ciência Cristã, Nova Era e etc.

Continuaremos amanhã...

Abraços a todos os amigos irmãos leitores.
Vivam vencendo o engano dos enganadores!!!
Seu irmão menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário