29 agosto 2013

Os perigos da sonolência espiritual

Paulo exortava os irmãos em Trôade e estendeu seu discurso até meia-noite. O jovem Êutico estava sentado à janela e, tendo adormecido profundamente, caiu do terceiro andar, sofrendo “morte” imediata.
Paulo desceu e, inclinando-se sobre ele, o trouxe de volta à vida. Subiu ao cenáculo, celebrou a Ceia do Senhor e falou à igreja até o romper do dia.
Desse texto extraímos algumas lições para nossas vidas:
1. A janela é um lugar que oferece muitas distrações
Através da janela, quem está dentro olha para fora e quem está fora dá uma “olhada” para dentro. Ficar à janela é estar dentro, mas observando o que se passa lá fora. Ficar à janela é ter a atenção dividida e o coração distraído por muitas coisas.
Êutico era jovem da igreja – ele não abriu mão de estar reunido com seus irmãos na fé, mas ficou à janela. A janela parecia um lugar arejado e colorido que oferecia muitas distrações, mas não era seguro. Foi o palco de sua queda, o anúncio de sua morte.
 2. A janela é um lugar de quedas perigosas
Quem cai de uma janela cai para fora, e não para dentro. Êutico caiu do terceiro andar e morreu. Sua queda foi uma tragédia. Se não fora o milagre operado por Deus, por intermédio de Paulo, Êutico teria encerrado precocemente seus dias. Davi também viu uma janela aberta e através dela, uma mulher se banhando; aquela janela aberta encerrou Davi numa terrível prisão de adultério e assassinato.
As janelas hoje são mais coloridas e atraentes, mais numerosas e espaçosas. Os jovens encontram janelas para todos os lados. O mundo virtual escancara suas janelas sedutoras diante dos olhares divididos dos jovens cristãos. Eles precisam fazer uma escolha. Não podem ficar com o coração dividido. Não podem ter um é na igreja e outro no mundo. Não podem ser amigos do mundo e, ao mesmo tempo, amigos de Deus.
Paulo interrompe o culto momentaneamente, desce do cenáculo e ressuscita o jovem Êutico, devolvendo à igreja. Depois volta ao cenáculo e dá prosseguimento ao culto, ministrando a Ceia do Senhor e a Palavra até o alvorecer do dia. 
Deus nos use para levantarmos os “Êuticos” que estão na janela e continuemos a realizar a obra do Senhor!
Pr. Marcello Oliveira, do blog Davar Elohim


Nenhum comentário:

Postar um comentário