25 junho 2014

"DUNAMIS - A GERAÇÃO EXPLOSIVA DE JOÃO BATISTA" ISSO É POSSÍVEL DE EXISTIR??


Em grego, a palavra dunamys significa 'poder', mas na internet ela ganhou sentido um tanto “moderninho” para falar de um movimento evangélico meio estranho. Um grupo de cristãos de várias denominações se auto intitula pertencer a geração de João Batista.

Com um vídeo de “impacto”, a turma do Dumanis Xperience: Voz Profética usa o Youtube para chamar os jovens para um “poder sobrenatural e transformação”, participando de uma série de congressos promovida pelos criadores.

Tive contato com as primeiras informações sobre o grupo no domingo, quando meu irmão Daniel me chamou no Facebook indignado com o vídeo que acabara de assistir. O primeiro sentimento que tive: o pragmatismo está ganhando um novo integrante.

Em meio a imagens de jovens treinando para uma luta, testando saltos e uma caminhada pelo deserto, o vídeo passa um texto ainda mais estranho. “Existe um anseio pela manifestação do reino de Deus na Terra. Existe um calor que vem do deserto e ecoa pelas ruas da cidade. Existe uma geração de João Batista que prepara a vinda do Rei. Não morrerei, mas viverei e declararei as obras do Senhor. (SL 118;17). Você é a voz que o mundo quer ouvir”.

Na descrição do vídeo no Youtube, mas informações sem sentido. “"Existe uma geração de João Batista que prepara a vinda do Rei. Uma geração está se levantando para proclamar a mente e o coração de Deus e você faz parte disso. Você carrega o Espírito Santo dentro de você, você carrega o poder para trazer vida onde está morto. Junte-se a esse grande exército, junte-se a essa grande Voz Profética que está transformando o Brasil e o mundo! Você é a voz, que o mundo quer ouvir."

Parti para buscar informações no Facebook e já contei com a ajuda de Misa (Antongnoni Misael). Na página do evento havia a informação: “Dunamis é um movimento cristão que instiga e equipa universitários e jovens profissionais a um estilo de vida de avivamento e reforma dentro das esferas da sociedade, causando transformação onde atuarem. O Dunamis entende que a realidade dos céus deve ser levada além das quatro paredes eclesiásticas e por isso enxerga a sociedade como seu campo de atuação. Enfatizando tanto o poder sobrenatural, quanto a formação do caráter de Cristo, o movimento encoraja esses jovens a viver tal caráter, operar as obras de Jesus e ser Sua representação no mundo, trazendo assim a realidade dos céus na terra… Dunamis era um poder que se manifestava em dons, milagres, muitas conversões e um crescimento significativo na igreja… Nós acreditamos que a sociedade se divide em oito esferas: Igreja / Família / Governo/ Educação / Negócios / Comunicação / Ciências / Artes e entretenimento”.

No site do Dunamis, um dos fundadores da ideia, Teófilo Hayashi, diz em vídeo que o objeto é fazer congressos em diversas cidades para levantar jovens “avivalistas”.

Não estou querendo fazer uma crítica sem propósitos, mas sabe o que é estranho nisso tudo? A falta de Bíblia. Pois é, os caras falam coisas soltas, tentando atrair participantes com um ensinamento falho, sem embasamento bíblico. Não posso negar que o grupo faz vídeos bem produzidos, porém, o conteúdo é vazio, apesar de parecer interessante aos olhos ao dizer que vai apresentar um “poder explosivo do Espírito Santo e levar um avivamento ambulante”.

Vamos estudar com calma esse movimento Dunamis. Essas são apenas as primeiras impressões.

Veja os vídeos:





Nota do blogueiro: Não entendo o porquê de tanta complicação para entender o que Jesus quer de cada um de nós. Os vídeos institucionais tentam justificar a marca Dunamis através de uma suposta revelação de Deus. O irmãozinho sonha que Conferências se multipliquem Brasil a fora. Sonha que Pocket’s invadam as universidade. O sonho é que o reino de Deus seja implantado através do movimento em busca de que se acelere a vinda de Cristo – sério??

Ao final do primeiro vídeo ele diz: “faça parte desse movimento“. Tá explicado!! É só mais um movimento que busca entrar em evidência e reconhecimento.

Acho que se cada um de nós fizer o dever de casa, movimentos, marcas, logotipos, serão mais irrelevantes do que são. Isto é, quando ser discípulo de Jesus parece não ser uma missão natural, ou, quando juntos cada pedra viva que somos não parecer mais ser a Igreja, ou, quando ser enviado a mundo como Cristo veio ao nosso, não parecer mais ter sentido algum, aí sim, infelizmente surgirão centenas de movimentos, redundantes, pragmáticos, e fundamentados em revelações pessoais.

P.S.: Não precisamos de revelações e visões específicas onde Deus revela o que já está revelado em sua Palavra!!

Antognoni Misael



Nenhum comentário:

Postar um comentário