18 junho 2015

A GUARDA OBRIGATÓRIA DO SÁBADO. COMO FICA ISSO?

Uma questão muito discutida dentro do meio cristão é com relação a guarda de determinados dias da semana, os quais não se pode realizar nenhum tipo de trabalho, é um dia de descanso. É o caso do Sábado, em algumas Igrejas, e do Domingo, em outras. A guarda obrigatória do Sábado era uma ordenança válida apenas para o povo de Israel, como um cerimonial da sua saída do Egito (veja Êxodo 31:12-17). Além disso, a guarda do Sábado é ordenança da Lei Mosaica, que já foi abolida (cumprida) em Cristo Jesus, dando assim início a NOVA ALIANÇA, que dá fim as ordenanças cerimoniais:
Romanos 6:14 – “Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça
Romanos 10:4 – “Porque Cristo é o fim da lei para a justificação de todo aquele que crê”
Gálatas 5:18 – “Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei
Hebreus 8:8 – “Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma Nova Aliança... Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar
Romanos 7:4 – “Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus”
Efésios 2:14,15 - "Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derrubado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu na sua carne a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse em si mesmo um novo homem, fazendo a paz"
2 Coríntios 3:6 - "O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica” 
Não estamos mais debaixo da lei, mas sim debaixo da graça, debaixo de uma NOVA ALIANÇA que Cristo fez conosco, não pela letra, mas pelo Espírito, “envelhecendo a primeira”. A Lei Moral, contudo, continua vigorando até hoje (como por exemplo amar ao próximo, honrar pai e mãe, não cobiçar, não matar, etc). Os sabatistas usam como argumento a fim de sustentar a guarda obrigatória do Sábado dizendo que esta é uma “Lei Moral” e, por isso, não foi abolida. Será mesmo? Isso é o que veremos a seguir:

SÁBADO: LEI MORAL OU CERIMONIAL?

A seguir doze razões pelas quais a guarda do Sábado é uma ordenança cerimonial, e não moral:
1.Seria a guarda do sábado um preceito moral quando o próprio Deus declarou ser a sua guarda abominável aos Seus olhos?

Isaias ,1.13 - “Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniquidade, nem mesmo a reunião solene.”

2. Seria a guarda do sábado um preceito moral quando a sua guarda ficava subordinada à circuncisão? A lei de Moisés estabelecia que a circuncisão ocorresse no oitavo dia do nascimento da criança do sexo masculino (Lv 12.3). Se esse oitavo dia caísse num sábado, o sábado podia ser violado, para que a circuncisão fosse realizada. Como podia um preceito moral, segundo os sabatistas, ficar subordinado a um preceito cerimonial ou ritual?

João 7.22-23 - “Pelo motivo de que Moisés vos deu a circuncisão (não que fosse de Moisés, mas dos pais), no sábado circuncidais um homem. Se o homem recebe a circuncisão no sábado, para que a lei de Moisés não seja quebrantada, indignais-vos contra mim, porque no sábado curei de todo um homem?” 
3. Seria a guarda do sábado um preceito moral considerando que os sacerdotes no templo violavam o sábado para celebrar holocaustos e sacrifícios exigidos pela lei, ficando sem culpa?

Mateus 12.5 - “Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?”
4. Seria a guarda do sábado um preceito moral quando sua guarda era comparada à violação de um preceito ritual como o caso de Davi que comeu os pães da proposição reservados exclusivamente aos sacerdotes?

Mateus 12.4-5 - “Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele os que com ele estavam? Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes.”
5. Seria a guarda do sábado um preceito moral quando os judeus, para quem o sábado foi dado, não retrucaram a Jesus quando estabeleceu o paralelo entre a acusação dos judeus de que os discípulos de Jesus estavam colhendo espigas e comendo-as o que, segundo eles, não era lícito fazer no sábado, com o exemplo de Davi que comeu os pães da proposição? Poderia um preceito moral ficar subordinado a um preceito cerimonial ou ritual (comer os pães da proposição)?

Mateus 12.1-3 “Naquele tempo passou Jesus pelas searas, em um Sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer. E os fariseus, vendo disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado”? 
6. Seria a guarda do sábado um preceito moral considerando que Jesus curou o paralítico postado à beira do tanque de Betesda e ordenou que ele carregasse a sua cama num dia de sábado?

João 5.8-11 - “Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado. Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito. Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma o teu leito, e anda.”
7. Seria a guarda do sábado um preceito moral quando Paulo compara a guarda do sábado como algo que poderia invalidar o seu trabalho em favor dos gálatas?

Gálatas 4.9-11 - “Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco.”
8. Seria a guarda do sábado um preceito moral considerando que Paulo anunciou todo o conselho de Deus e não deixou nada do que fosse útil ensinar aos cristãos e nunca mandou guardar o sábado?

Atos 20:20-27 - “Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas.” “Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus.” 
9. Seria a guarda do sábado um preceito moral quando Paulo afirma que não faz diferença se alguém guarda um dia e se outro guarda outro pois tudo isso é coisa indiferente?

Romanos 14:5,6 - “Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz.”

10. Seria a guarda do sábado um preceito moral considerando que Paulo declarou que as coisas passageiras da lei, como a guarda do sábado semanal, deveriam ser abandonadas pelos cristãos?

Colocenses 2:14-17 - “Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós cravando-a na cruz. Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados. Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.” 
11. Seria a guarda do sábado um preceito moral considerando que em razão da desobediência Deus, ele anuncia a fim de todos os sábados prescritos na lei, inclusive o sábado semanal?

Oséias 2.11 - “E farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, e os seus sábados, e todas as suas festividades.”
12. Seria a guarda do sábado um preceito moral considerando que Deus poria em esquecimento a guarda desse dia – o sábado semanal – em decorrência da desobediência do povo de Israel? Um preceito moral poderia ser posto em esquecimento?

Lamentações 2.6 - “E arrancou o seu tabernáculo com violência, como se fosse a de uma horta; destruiu o lugar da sua congregação; o SENHOR, em Sião, pôs em esquecimento a festa solene e o sábado...”
A vista de tudo isso, a guarda do Sábado é um preceito cerimonial (abolido) ou moral (que vale até hoje)? A resposta óbvio que fica é que é um preceito CERIMONIAL, abolido com a morte de Cristo, colocando em vigor a Nova Aliança, onde o Sábado não entra:

 Mandamento
Antigo Testamento
Novo Testamento
1.º
Êxodo 20:2-3
I Coríntios 8:4-6;Atos 17:23-31
2.º
Êxodo 20:5,6
I João 5:21
3.º
Êxodo 20:7
Tiago 5:12
4.º
Êxodo 20:8-11
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5.º
Êxodo 20:12
Efésios 6:1-3
6.º
Êxodo 20:13
Romanos 13:9
7.º
Êxodo 20:14
I Coríntios 6:9-10
8.º
Êxodo 20:15
Efésios 4:28
9.º
Êxodo 20:16
Colossenses 3:9;Tiago 4:11
10.º
Êxodo 20:17
Efésios 5:3


COLOSSENSES 2:16 – O FIM DO SÁBADO
“Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo” (Cl.2:16,17)
Para fugir à evidência de Cl.2:16-17, onde Paulo se refere ao Sábado semanal como integrante das coisas passageiras da Lei que terminaram com a morte de Cristo na cruz, os sabatistas costumam argumentar que a palavra “Sábado” não se refere ao sábado semanal, mas aos anuais ou cerimoniais de Lv.23. O que não é verdade, pois os sábados anuais ou cerimoniais já estão incluídos na expressão “dias de festa”. Esta indicação mostra positivamente que a palavra SABBATON, como é usada em Cl.2:16, não pode se referir aos sábados festivos, anuais ou cerimoniais.
Comparando com Oséias 2:11:
“E farei cessar todo seu gozo, as suas festas [cada ano], as suas luas novas [cada mês], e os seus sábados [cada semana], e todas as suas festividades”
Agora, retornemos a Colossenses 2:14-17: “Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. Portanto ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa [cada ano], ou da lua nova [cada mês], ou dos sábados [cada semana], que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.”
  POR QUE O DOMINGO?

 Ok. O Sábado foi abolido como ordenança cerimonial na qual não se pode realizar trabalho algum. Mas por que razão a maioria dos cultos em Igrejas Evangélicas são realizados no domingo?
Porque a Bíblia nos mostra que os primeiros cristãos, da Igreja Primitiva, tinham o domingo como dia de culto:
“E, depois dos dias dos pães ázimos, navegamos de Filipos, e em cinco dias fomos ter com eles a Trôade, onde estivemos sete dias. E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite.” (Atos 20:6-7)
“Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar.”  (1 Coríntios 16:1-2)
Também a ressurreição de Jesus e o dia de Pentecostes aconteceram em um domingo, e não em um sábado.
Vale ressaltar que domingo é o dia de culto, e não de guarda. Com o fim da lei cerimonial, a observância obrigatória de qualquer dia é abolida, e qualquer pessoa que guarda algum dia se faz em vão, pois Cristo nos libertou da observância de certos dias como parte da escravidão da lei. É por isso que Paulo escreve aos Gálatas:
Gálatas 4
1 Ora, digo que por todo o tempo em que o herdeiro é menino, em nada difere de um servo, ainda que seja senhor de tudo;
2 mas está debaixo de tutores e curadores até o tempo determinado pelo pai.
3 Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos rudimentos do mundo;
4 mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei,
5 para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
6 E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
7 Portanto já não és mais servo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro por Deus.
8 Outrora, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses;
9 agora, porém, que já conheceis a Deus, ou, melhor, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?
10 Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
11 Temo a vosso respeito não haja eu trabalhado em vão entre vós.
Guardar dias, meses, tempos ou anos, seja eles quais forem, é voltar a servidão debaixo dos rudimentos do mundo (v.3), mas com Cristo Jesus não estamos mais debaixo do jugo da lei, e não precisamos mais voltar outra vez aos rudimentos fracos e pobres (v.9), entre os quais estão a guarda de dias, meses, tempos ou anos (v.10). Cristo nos fez livres desta obrigação, de modo que agora nós não somos mais servos, mas herdeiros de Deus (v.7), e Paulo diz que se os gálatas guardam algum dia, o seu trabalho havia sido em vão (v.11)!
O Sábado foi ABOLIDO, e não transferido para o domingo! Também na epístola de Paulo aos Romanos, ele escreve:
“Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz.” (Romanos 14:5,6)
Paulo afirma que não faz diferença se alguém guarda um dia e se outro guarda outro pois tudo isso é coisa indiferente. Ninguém é proibido de guardar algum dia, embora Paulo deixe claro que isso seja totalmente desnecessário a luz da Nova Aliança (Gl.4:10,11; Cl.2:16; Rm.14:5,6), mas ninguém também é obrigado, de maneira nenhuma, a observar qualquer dia que seja. “Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente”!
Devemos nos apresentar ao Senhor como “sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o culto racional” (Rm.12:1), e não a observância obrigatória de algum dia em que não podemos realizar trabalho algum.

REFUTAÇÃO DA GUARDA OBRIGATÓRIA DO DIA DE SÁBA
Não tenho tempo nem espaço para escrever acerca do santo sábado, mas deixo alguns textos, que abaixo transcrevo. No entanto gostaria só de deixar dois pensamentos: Os 10 Mandamentos revelam o caracter do nosso Deus, imutável, portanto. segundo Jesus disse: "Nem um só til se omitirá da Lei" (...) ele próprio disse: Eu Sou o Senhor do Sábado". E ele próprio, como de costume ia sempre a uma sinagoga ao Sábado. Nos 10 Mandamentos está incluído o 4º a guarda do Sábado não a guarda do domingo. Como pode o homem abolir o 4º mandamento se o próprio Deus não o fez? Aqui estão alguns textos, por ordem cronológica de tempo
Génesis 2:2-3;Êxodo 20:8-11; Marcos 2:27; Lucas 4:16; Marcos 6:2; Lucas 4:31; 6:6; 13:10; Lucas 25:56;Actos 17:2; 18:4; 13:27; 13; 42-44; 15;21; 16:13; Marcos 2:28; Apocalipse 1:10; Lucas 13:14-16; 14:1-6; Mateus 5:17-18; Mateus 27:51; Colossenses 2:16; Tiago 2:10-12; João 14:15;15:10; Isaias 66:22-23.

Atenciosamente, Miguel (Miguel, Portugal – 05/03/2011)

Resposta - OLÁ, MIGUEL. BOM DIA!

VOCÊ AFIRMOU:
“Os 10 Mandamentos revelam o caracter do nosso Deus, imutável, portanto. segundo Jesus disse: "Nem um só til se omitirá da Lei" (...) ele próprio disse: Eu Sou o Senhor do Sábado". E ele próprio, como de costume ia sempre a uma sinagoga ao Sábado”

CARO MIGUEL, QUANDO JESUS DISSE QUE “NEM UM SÓ TIL SE OMITIRÁ DA LEI”, ELE ESTAVA FALANDO DE TODA A LEI E NÃO SOMENTE DOS DEZ MANDAMENTOS. A LEI MOSAICA INCLUI INÚMEROS OUTROS PROCEDIMENTOS QUE SÃO APENAS SUMARIADOS NOS DEZ MANDAMENTOS, MAS QUE VÃO MUITO ALÉM DELES. VEJA QUE JESUS NÃO DISSE QUE “NEM UM TIL SE OMITIRÁ DOS DEZ MANDAMENTOS”; MAS SIM: “NEM UM TIL SE OMITIRÁ DA LEI”. OU SEJA, JESUS ESTAVA ABRANGENDO TODA A LEI DE MOISÉS E NÃO SE LIMITANDO AOS DEZ MANDAMENTOS.

E SABEMOS MUITO BEM QUE NESSA LEI DE MOISÉS EXISTE A ORDENANÇA DE CONDENAR A PENA DE MORTE AS CRIANÇAS QUE DESOBEDECEM AOS PAIS, BEM COMO A MORTE DE HOMOSSEXUAIS, BEM COMO TAMBÉM SE BANHAR NO LAGO PARA DEIXAR DE FICAR IMPURO, ASSIM COMO FUGIR PARA UMA CIDADE DE REFÚGIO PARA ESCAPAR DO VINGADOR DO SANGUE, ETC. EXISTEM INÚMEROS PRECEITOS DA LEI QUE NÃO SÃO MAIS PRATICADOS NO NOVO TESTAMENTO (NOVA ALIANÇA) PELO SIMPLES FATO DE QUE ERAM APENAS SOMBRAS DA REALIDADE E NÃO A REALIDADE EM SI MESMO. SE VOCÊ ANALISAR O CONTEXTO DESTA PASSAGEM DE MATEUS NA QUAL VOCÊ SE UTILIZOU, VOCÊ VERÁ QUE JESUS DISSE CLARAMENTE QUE VEIO PARA CUMPRIR A LEI.

OU SEJA, A LEI FOI CUMPRIDA EM CRISTO. COM O CUMPRIMENTO DA LEI EM CRISTO, TEVE INÍCIO A NOVA ALIANÇA DE SEU SANGUE, CONTIDA NO NOVO TESTAMENTO DE NOSSAS BÍBLIAS. NÓS NÃO TEMOS QUE PASSAR A BORRACHA NO ANTIGO TESTAMENTO, MAS SIM VER O QUE O NOVO TESTAMENTO CONSIDERA COMO “SOMBRA” E O QUE ELE CONSIDERA COMO “REALIDADE” DENTRO DO ANTIGO TESTAMENTO. POR EXEMPLO, ENSINAMENTOS MORAIS QUANTO A FÉ, AMOR, CARIDADE, BOAS OBRAS, ETC, SÃO SEMPRE MENCIONADOS TANTO NO ANTIGO TESTAMENTO COMO TAMBÉM NO NOVO TESTAMENTO, POIS SÃO PRECEITOS MORAIS ETERNOS E IRREVOGÁVEIS.

MAS TAMBÉM EXISTEM VÁRIAS “SOMBRAS” DO ANTIGO TESTAMENTO QUE, QUANDO SÃO TRAZIDAS À REALIDADE NO NT, VEMOS QUE A SUA APLICAÇÃO PRÁTICA NÃO É EXATAMENTE IGUAL. POR EXEMPLO, O SACRIFÍCIO DE CORDEIROS ERA MERA SOMBRA DO SACRIFÍCIO DO CORDEIRO PURO E IMACULADO DE DEUS: JESUS CRISTO, QUE TIRA OS PECADOS DO MUNDO. DA MESMA FORMA, O AUTOR DE HEBREUS AFIRMA QUE OS PRECEITOS CERIMONIAIS ERAM SOMBRAS E NÃO A REALIDADE EM SI MESMA:

“A Lei traz apenas uma sombra dos benefícios que hão de vir, e não a realidade dos mesmos. Por isso ela nunca consegue, mediante os mesmos sacrifícios repetidos ano após ano, aperfeiçoar os que se aproximam para adorar” (Hb.10:1)

“Eles servem num santuário que é cópia e sombra daquele que está nos céus, já que Moisés foi avisado quando estava para construir o tabernáculo: "Tenha o cuidado de fazer tudo segundo o modelo que lhe foi mostrado no monte" (Hb.8:5)

“Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja fortalecido pela graça, e não por alimentos cerimoniais, os quais não têm valor para aqueles que os comem” (Hb.13:9)

“Eram apenas prescrições que tratavam de comida e bebida e de várias cerimônias de purificação com água; essas ordenanças exteriores foram impostas até o tempo da nova ordem”(Hb.9:10)

“Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome” (Hb.13:15)

“O sumo sacerdote leva sangue de animais até o Santo dos Santos, como oferta pelo pecado, mas os corpos dos animais são queimados fora do acampamento. Assim, Jesus também sofreu fora das portas da cidade, para santificar o povo por meio do seu próprio sangue. Portanto, saiamos até ele, fora do acampamento, suportando a desonra que ele suportou”(Hb.13:11-13)

EU PASSEI APENAS ALGUNS DOS VÁRIOS TEXTOS DE HEBREUS AQUI, QUE NOS FALAM DE MANEIRA CLARA O QUE ERA “SOMBRA” E O QUE ERA “REALIDADE” NO ANTIGO TESTAMENTO EM RELAÇÃO À NOVA ALIANÇA. VEMOS QUE A LEI ERA UMA SOMBRA (Hb.10:1), O SANTUÁRIO ERA UMA SOMBRA DO QUE ESTAVA NOS CÉUS (Hb.8:5), OS ALIMENTOS CERIMONIAIS ERAM SOMBRAS QUE ATUALMENTE JÁ NÃO TEM VALOR ALGUM (Hb.13:9), A PURIFICAÇÃO COM ÁGUA ERA SOMBRA DA PURIFICAÇÃO EM CRISTO (Hb.9:10), O SACRIFÍCIO ERAM SOMBRAS DO NOSSO ATUAL SACRIFÍCIO DE LOUVOR A DEUS (Hb.13:15), E OS CORPOS DE ANIMAIS SACRIFICADOS FORA DO ACAMPAMENTO ERAM SOMBRA DO SACRIFÍCIO DE CRISTO FORA DAS PORTAS DA CIDADE (Hb.11:13-15).

ESSA PEQUENA LISTA QUE EU PASSEI NOS REVELA QUE EXISTEM INÚMEROS PRECEITOS QUE ERAM REALIDADE NO ANTIGO TESTAMENTO, ENTRETANTO NÃO PASSAM PARA A NOVA ALIANÇA, POIS À LUZ DO NOVO TESTAMENTO REVELAM-SE COMO MERAS “SOMBRAS” (FIGURAS PROFÉTICAS A SEREM CUMPRIDAS NO NT) DA REALIDADE PRESENTE NA NOVA ALIANÇA. É POR ISSO QUE A BÍBLIA INSISTE TANTO EM DIZER QUE A LEI DE MOISÉS JÁ CHEGOU AO SEU FIM, E NO PRESENTE TEMPO NÃO ESTAMOS MAIS SOB A LEI DE MOISÉS, MAS SIM SOB A NOVA ALIANÇA:

ROMANOS 6:14 – “Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça”

ROMANOS 10:4 – “Porque Cristo é o fim da lei para a justificação de todo aquele que crê”

GÁLATAS 5:18 – “Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei”

HEBREUS 8:8 – “Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma Nova Aliança... Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar”

ROMANOS 7:4 – “Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus”

EFÉSIOS 2:14,15 - "Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derrubado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu na sua carne a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse em si mesmo um novo homem, fazendo a paz"

2 CORÍNTIOS 3:6 - "O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica”

A QUESTÃO DE PRINCIPAL IMPORTÂNCIA DESSA NOSSA CONVERSA, E QUE FICA A NÓS É:

- O SÁBADO JUDAICO ERA “SOMBRA” OU A REALIDADE?

QUANTO A ESSA RESPOSTA, NÃO EXISTE A MENOR SOMBRA DE DÚVIDA DE QUE ERA MERA SOMBRA:

“Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo”(Cl.2:16,17)

OU SEJA, O SÁBADO (ASSIM COMO AS DEMAIS OBSERVÂNCIAS CERIMONIAIS) ERAM MERAS “SOMBRAS” QUE TIVERAM O SEU FIM EM CRISTO, E NÃO A SUA REALIDADE. ESSA INTERPRETAÇÃO ÓBVIA DO TEXTO É RESSALTADA ATÉ MESMO PELOS MAIORES TEÓLOGOS ADVENTISTAS, PRINCIPALMENTE PELO DOUTOR SAMUELLE BACCHIOCCHI (A QUEM EU ADMIRO MUITO) NO SEU LIVRO “DO SÁBADO PARA O DOMINGO”, EM QUE ELE DEFENDE A GUARDA DO SÁBADO, MAS ADMITE À LUZ DE TODAS AS EVIDÊNCIAS LÓGICAS QUE O SÁBADO ERA MERA “SOMBRA” COMO DIZ COLOCENSSES 2:16.

PORTANTO, O SÁBADO TAMBÉM ESTÁ INCLUÍDO ENTRE OS PRECEITOS QUE ERAM “SOMBRAS” E NÃO ENTRE AQUILO QUE É A REALIDADE À LUZ DA NOVA ALIANÇA. VOCÊ TAMBÉM USOU O ARGUMENTO DE QUE JESUS IA NAS SINAGOGAS JUDAICAS NO SÁBADO, MAS ISSO É ÓBVIO, POIS O SÁBADO ERA EXATAMENTE O ÚNICO DIA EM QUE A SINAGOGA FICAVA ABERTA. SE JESUS NÃO FOSSE NO SÁBADO, ELE IRIA EM QUAL DIA, ENTÃO???

VOCÊ DISSE:
“Nos 10 Mandamentos está incluído o 4º a guarda do Sábado não a guarda do domingo. Como pode o homem abolir o 4º mandamento se o próprio Deus não o fez?”

COMO ACREDITO QUE VOCÊ JÁ OBSERVOU A MINHA RESPOSTA PARA O JOÃO PAULO SOBRE A QUESTÃO DO SÁBADO, EU AFIRMEI E REAFIRMO AGORA QUE NINGUÉM É OBRIGADO A GUARDAR O DOMINGO. OBRIGAR AS PESSOAS A OBSERVAR O DOMINGO É ALGO ANTIBÍBLICO QUE NÃO SE ENCONTRA NEM NA ANTIGA ALIANÇA E NEM NA NOVA ALIANÇA. EU NUNCA PREGUEI A GUARDA DO DOMINGO. ISSO PORQUE BIBLICAMENTE O SÁBADO NÃO É UMA SOMBRA DO DOMINGO, MAS SIM DO NOSSO DESCANSO ETERNO CELESTIAL:

“Assim, ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus; pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência” (Hb.4:9-11)

“Então ouvi uma voz dos céus dizendo: Escreva: Felizes os mortos que morrem no Senhor de agora em diante. Diz o Espírito: Sim, eles descansarão das suas fadigas, pois as suas obras os seguirão” (Ap.14:13)

PORTANTO, O SÁBADO NÃO É UMA FIGURA DO DOMINGO (COMO SE FOSSE TRANSFERIDO A ESTE DIA), MAS SIM DO DESCANSO ETERNO DOS CÉUS, QUANDO DESCANSAREMOS DE NOSSAS OBRAS. É PARA ESTE DESCANSO QUE TEMOS QUE NOS ESFORÇAR A ENTRAR, E QUE NINGUÉM VENHA A CAIR. PAULO É MUITO ENFÁTICO AO DIZER AOS EFÉSIOS SOBRE A INUTILIDADE DE OBSERVAR CERTOS DIAS (SEJA SÁBADO, DOMINGO, ETC):

“Outrora, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses; agora, porém, que já conheceis a Deus, ou, melhor, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Temo a vosso respeito não haja eu trabalhado em vão entre vós” (Gl.4:8-10)

E O MESMO DIZ AOS ROMANOS:

“Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz” (Rm.14:5,6)

PORTANTO, NÃO SOMOS OBRIGADOS A FAZER DIFERENÇA ENTRE “DIA E DIA”, COMO SE HOUVESSE ALGUM DIA MAIS SANTIFICADO DO QUE OUTRO. DO MESMO MODO QUE EU NÃO POSSO PROIBIR VOCÊ DE OBSERVAR O SÁBADO, VOCÊ NÃO PODE ME OBRIGAR A GUARDÁ-LO, SE EU CONSIDERO IGAUAIS TODOS OS DIAS E IGUALMENTE SAGRADOS. É EXATAMENTE ISSO O QUE PAULO ESTÁ DIZENDO AQUI, E QUE EU ESTOU REPETINDO O TEMPO TODO. SOMOS LIVRES DA LEI POR MEIO DE CRISTO, E CONSEQUENTEMENTE LIVRES TAMBÉM DA PRÁTICA LITERAL DAQUILO QUE NA NOVA ALIANÇA SE MOSTRA MERAMENTE COMO “SOMBRA” E NÃO COMO A REALIDADE!

QUANTO A QUESTÃO DO HOMEM ABOLIR O MANDAMENTO QUE DEUS NÃO ABOLIU, ISSO NÃO É VERDADE. LEIA NOVAMENTE O QUE O APÓSTOLO PAULO ESCREVE EM COLOCENSSES 2:16, EM ROMANOS 14:5,6 E EM GÁLATAS 4:8-10. É EVIDENTE QUE É UMA PESSOA HUMANA QUEM ESCREVE, MAS ESCREVE INSPIRADO PELO ESPÍRITO DE DEUS, ASSIM COMO TODO O RESTANTE DA BÍBLIA. ALÉM DISSO, VEMOS QUE DEUS TAMBÉM TRABALHA NO SÁBADO, COMO UM EXEMPLO DAQUILO QUE NÓS MESMOS PODEMOS FAZER:

“Então os judeus passaram a perseguir Jesus, porque ele estava fazendo essas coisas no sábado. Disse-lhes Jesus: "Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando". Por essa razão, os judeus mais ainda queriam matá-lo, pois não somente estava violando o sábado, mas também estava até mesmo dizendo que Deus era seu próprio Pai, igualando-se a Deus” (João 5:16-18)

VEJA QUE AQUI JESUS DIZ CLARAMENTE QUE TANTO ELE COMO O PAI CONTINUAM TRABALHANDO ATÉ HOJE, INCLUINDO NOS SÁBADOS, O MOTIVO PELO QUAL OS FARISEUS ESTAVAM ACUSANDO JESUS. JESUS USA ESTE ARGUMENTO PARA O TRABALHO QUE ELE REALIZAVA NOS SÁBADOS, E, AO SER INDAGADO PELAS AUTORIDADES DOS JUDEUS, ELE FAZ USO DESTE ARGUMENTO DE QUE ELE E O PAI TRABALHAM SEMPRE. SE O PAI E O FILHO TRABALHAM NO SÁBADO (E NÓS SOMOS FEITOS A SEMELHANÇA DELE), ENTÃO NÃO HÁ MOTIVOS PARA ENTENDER POR QUE RAZÃO QUE NÓS SOMOS PROIBIDOS DE IGUALMENTE TRABALHAR NESTE DIA, AINDA MAIS SABENDO QUE O HOMEM NÃO FOI FEITO PARA O SÁBADO (Marcos 2:27).

TALVEZ SEJA EXATAMENTE ESTE O MOTIVO DOS JUDEUS CONCLUÍREM DESTA MESMA FORMA E TOMAREM PEDRAS PARA APEDREJÁ-LO, E DO APÓSTOLO JOÃO ESCREVER NO VERSO 18 QUE JESUS ESTAVA VIOLANDO O SÁBADO E SE DECLARANDO EM IGUALDADE COM O PAI. A CONCLUSÃO É ÓBVIA E INEQUÍVOCA: SE O PAI E O FILHO CONTINUAM TRABALHANDO ATÉ HOJE (INCLUINDO NOS SÁBADOS), ENTÃO NÓS TAMBÉM NÃO SOMOS PROIBIDOS DE FAZÊ-LO. JESUS É E SEMPRE DEVE SER O NOSSO EXEMPLO A SER SEGUIDO. DEVEMOS IMITAR O EXEMPLO DO APÓSTOLO JOÃO QUE CHEGOU À CONCLUSÃO DE QUE JESUS ESTAVA “VIOLANDO” O SÁBADO DA MANEIRA JUDAICA, E NÃO TOMAR A INICIATIVA DOS JUDEUS DE QUERER MATAR JESUS APENAS POR TER DITO ESTAS PALAVRAS A RESPEITO DO TRABALHO NO SÁBADO. INFELIZMENTE, O EXTREMISMO DE ALGUNS SABATISTAS ACABA SE TORNANDO EXATAMENTE O MESMO DAQUELE GRUPO FARISAICO QUE DIZIA:

"Esse homem não é de Deus, pois não guarda o sábado" (João 9:16)

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