09 março 2016

O VÍCIO E AS VONTADES

 
Hoje cristãos estão divididos entre as coisas do Céu e as da carne. Pode parecer uma comparação brutal comparar carne com o reino dos Céus, entretanto é só alguém fazer planos de santificação, de separação que logo vem uma lista interminável de afazeres antes de separar, antes de estudar a Bíblia e o pior é que no nosso pensamento o intuito é de realizar essas tarefas para nos concentrarmos melhor no estudo, na oração, na santificação em geral, porém ao terminarmos as tarefas ou estamos exaustos e não fazemos a santificação, ou fazemos porcamente, com sono, com falta de atenção, de qualquer maneira.

Nós sempre programamos nossa vida em função de nosso trabalho ou qualquer outra coisa, por ultimo sempre protelada, adiada, procrastinada a santificação. Devemos mudar nosso pensamento, devemos programar nosso dia a dia em função do Senhor. No Salmo primeiro no segundo versículo diz que temos que começar o dia com o estudo e reflexão da palavra e terminar também, o resto é para fazer os trabalhos seculares, porém não é uma tarefa fácil, pois na maioria das vezes esquecemos que o corpo tem vontades próprias e guerreia contra as coisas do espírito, não quer de maneira nenhuma que o nosso espírito tome o controle.

Devemos ficar atentos e estudar e reconhecer quando o corpo esta tentando tomar o controle. Um boa maneira é reconhecer uma característica marcante do domínio da carne, o vicio por qualquer tipo de prazer. Quando não obedecemos as vontades da carne ela reage as vezes violentamente com sindrome da abstinência, pode ser irritação, dores de cabeça e no corpo, tremedeiras, queda de pressão, depressão, melancolia e dependendo do caso desmaios. Reconhecemos as vontades da carne como vicio,a maior expressão de sede por prazer.

Vício é um hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que com ele convivem.

Seu oposto é a virtude
Virtude é uma qualidade moral particular. Virtude é uma disposição estável em ordem a praticar o bem; revela mais do que uma simples característica ou uma aptidão para uma determinada ação boa, trata-se de uma verdadeira inclinação.
Virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o bem, quer como indivíduo, quer como espécie, quer pessoalmente, quer coletivamente.

A virtude, no mais alto grau, é o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem.

Depois de reconhecer a influencia das vontade da carne devemos fazer uma limpeza mental com a palavra: João 15 3:"Vós já estais limpos, pela Palavra que Eu vos tenho transmitido".

A palavra tem essa capacidade, realizar uma limpeza tão profunda que nos transforma, nos renova a ponto de sentirmos a presença de Deus sempre próxima e não distante e reservada como ouvimos nas pregações e orações infames nas rádios e Tvs. Devemos nos esmerar para conhecer a boa perfeita e agradável vontade do Senhor, só assim conseguiremos refinar nossa confiança em Deus e entenderemos o que quer dizer Hebreus 11.6: " Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam".

Viva vencendo com mudanças profundas em sua vida!!!

Abraços.

Seu irmão menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário