21 abril 2016

CULTO A DEUS OU DIVERSÃO PARA TODOS?

Louvor, adoração e DIVERSÃO

O CULTO EM TROCA DA DIVERSÃO: UMA ANÁLISE DAS PREGAÇÕES DE ALGUNS PASTORES

Um dos grandes problemas da igreja pós-moderna são aqueles que confundem pregação da Palavra de Deus com palestras de auto-ajuda, 'shows de unção' esdrúxula ou uma espécie de Stand Up Comedy.

O grande problema disso é o enfraquecimento doutrinário da Igreja, pois se o lugar do ensino da Palavra de Deus está a ser negligenciado, como evitar heresias e distorções doutrinárias na igreja?

Muitas igrejas estão a confundir culto com diversão. A diferença é que o culto tem Cristo como o centro e não uma personalidade; a prioridade é a Sua Palavra servindo a Deus em adoração e louvor com ações de graças. Já a diversão gira em torno de nós mesmos, a prioridade é agradar o público e o centro é o homem ou alguma personalidade, não Deus. Por isso, Paulo adverte os Coríntios quando fala da Ceia do Senhor e lembra um texto do VT, pois eles estavam a fazer da Ceia do Senhor um evento de diversão:

“Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles; porquanto está escrito: O povo assentou-se para comer e beber e levantou- se para divertir-se” (1Co 10.7).
Paulo usa o verbo grego παιζειν no infinitivo presente que significa exatamente “proporcionar riso ou fazer cântico engraçado” para traduzir a palavra “divertir”. A diversão é lícita, porém, quando é para banalizar a obra de Deus causa juízo, pois era isso que os Coríntios estavam a fazer com a Ceia do Senhor. Eles bebiam o vinho da Ceia, ficavam alegres demais e começavam gracejar no culto.

As igrejas, hoje, estão trocando os cultos por shows de Stand Up, ou de diversos tipos de diversão. Por isso, em muitas igrejas são colocados ringues de Vale Tudo [UFCs]; lideres vão fantasiados de Chapolim Colorado[Xavier], ou coisas que atraem as multidões para a diversão. Principalmente quando se trata de jovens. Acham que para atrair os jovens às igrejas ou para os levar a lerem a Bíblia precisam de fazer Bíblias atraentes, incluindo biografias de cantores gospels como a chamada Bíblia do Talles ou outras do género.
Há pastores que se têm destacado neste tipo de "culto". O lema do seu ministério é “Um Pastor Cheio de Graça”, que demonstra uma ambiguidade da palavra “Graça” no sentido de dádiva divina revelada em Cristo e o sentido de “engraçado”[que tem piada]. Na verdade, o segundo significado caracteriza-o melhor.

Pastores destes, geralmente, vão a igrejas cujas reuniões são cheias e que cobram um 'cachê', seja com produtos não perecíveis ou uma certa quantia em dinheiro. A sua linguagem é bem informal cometendo erros até graves de Português e buscam sempre levar o seu público a dar umas valentes gargalhadas como se o seu grande objetivo ali fosse fazer pessoas rir e não pregar “todo o conselho de Deus”.
As suas pregações são temáticas e simples, com a leitura apenas de um verso ou uma Parábola, e usam sempre uma linguagem que provoque o riso ou citam textos com interpretações estranhas para que se tornem  em piadas. 
Esse é um dos grandes problemas desse tipo de pregação. Como o objetivo é divertir as pessoas, eles precisam usar anedotas e coisas engraçadas com distorções sérias de alguns textos da Bíblia para os tornar engraçados.

Um dos exemplos está num vídeo que fala de vida com abundância em Jesus. Diz ele:

“O segredo é viver, querido. Não perca tempo com coisas medíocres. Aprenda com Jesus a viver. Aliás, como lição, que essa não aprendi com Jesus, não. Mas deveria ter aprendido. Que Jesus é tão esperto que ele falou: Pai, eu vou à Terra. Vão cuspir ni mim(sic), vão conspirar, vão querer me matar, vão me pôr uma coroa de espinhos, vão me furar... Eu morro! … Agora, casar?! Essa loucura não vou fazer não!”
Essa declaração é dita sem nenhuma observação de que se trata de uma brincadeira e demonstra perigos em vários aspectos que eu gostaria de destacar aqui:
1. Jesus é apresentado como alguém que tem aversão ao casamento por não ter casado.
Essa ideia é perigosa, pois o modelo agora é o Senhor Jesus Cristo e, se for mal interpretado, pode-se causar problemas sérios com respeito ao que Cristo pensa sobre o casamento.
Cristo não casou com uma mulher porque a sua noiva é a sua Igreja:
“Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” (Ef 5.25).

Embora que quando a Escritura fala de Cristo como noivo e a Igreja como noiva tenha o sentido metafórico, o aspecto de aliança, compromisso, doação e cuidado são os mesmos. Por isso é que Paulo citou Cristo e a Sua Igreja para falar de relacionamento conjugal, senão, não teria sentido. Cristo não casou com uma mulher porque Ele veio como um Cordeiro, especificamente para morrer pela Sua Igreja:
"No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" (Jo 1.29)
Portanto, se Cristo não se casou não foi porque era um sofrimento, mas sim porque já tinha uma noiva prometida para que Ele pudesse morrer por ela e sacrificar-Se em amor como um Cordeiro de Deus.
2. O casamento é retratado como um peso e um sofrimento terrível.
A ideia desse mundo é que o casamento é um peso e somente aqueles que não têm juízo é que se casam, pois, segundo alguns, é como se a pessoa se tornasse prisioneira ou deixasse o melhor da vida.
Infelizmente, o pregador que disse as palavras citadas acima dá a entender exatamente essa ideia. Em várias outras ocasiões foram contadas piadas [anedotas] com respeito ao casamento nas suas pregações, como por exemplo numa pregação em outro vídeo na qual ele afirma:

“Deus disse a Adão: Tu é (sic) feliz demais! Vai dormir que eu vou arrumar um poblema (sic) pra tu (sic)... É lógico que não é isso...”
Apesar de, nessa ocasião, ele afirmar que “não é isso”, por não estar assim no texto sagrado, não deixa de trazer uma mensagem subliminar de que o casamento é um peso. Mesmo assim, a declaração sobre Jesus, acima citada, é falada sem nenhuma advertência e observação.
O casamento é retratado na Bíblia como digno de honra (Hb 13.4) e foi valorizado por Jesus ao fazer o seu primeiro milagre exatamente nessa ocasião demonstrando o quanto era importante e motivo de alegria (Jo 2.1-11; Mt 9.15-16). O grande problema não está no casamento, mas no ser humano e nas suas relações. Qualquer que seja o relacionamento será penalizado pela natureza pecaminosa que herdamos. Alguns textos que são citados pelo "pregador" devem ser analisados:
Quando Paulo afirma: “E aos solteiros e viúvos digo que lhes seria bom se permanecessem no estado em que também eu vivo” (1Co 7.8). “Estás casado? Não procures separar- te. Estás livre de mulher? Não procures casamento” (1Co 7.27).
Paulo não está dizendo que ser solteiro é melhor do que estar casado. O que Paulo está ensinando no contexto de uma igreja que estava numa cidade que tinha uma cultura totalmente impura onde as mulheres e os homens se adequavam à adoração aos deuses que incluíam orgias de todo o tipo.
Paulo está preocupado com casamentos mistos que trariam maior problema como ele mesmo aconselha as mulheres e homens com seus cônjuges descrentes(1Co 7.12-17) e, por isso, ordena às viúvas que queiram casar que façam isso “no Senhor” (1Co 7.39).
Portanto, Paulo não está a exaltar a condição de solteiro, mas a ensinar que o casamento mal feito com pessoas com um hábito e práticas pagãs da cidade de Corinto poderia ser mais um problema para os irmãos e para a Igreja. O princípio não está em valorizar o ser solteiro, mas escolher ficar assim se um casamento for problemático diante de cônjuges que trazem um hábito e prática pagã que afete a conduta cristã.
No entanto, em outra ocasião, Paulo exalta o casamento dando a entender que os demais irmãos e Cefas tinham o privilégio de ter uma irmã que os acompanhavam:
“A minha defesa perante os que me interpelam é esta: não temos nós o direito de comer e beber? E também o de fazer-nos acompanhar de uma mulher irmã, como fazem os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?” (1Co 9.3-5).
Nesse texto fica implícito que Paulo compensa o que os demais apóstolos e Cefas já tinham naturalmente por serem casados, pois o princípio é que “não é bom que o homem esteja só”.
Em outra passagem, Paulo ensina que o casamento deve ser recebido com ações de graças e gratidão.
“Que proíbem o casamento e exigem abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos, com ações de graças, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade” (1Tm 4.3).
Nesse texto, Paulo adverte aqueles que se opõem ao casamento. O verbo grego κωλυω quer dizer “opor-se a alguma coisa”. Notemos que Paulo afirma que tanto os alimentos como o casamento são coisas que Deus criou para serem recebidos com ações de graças deixando claro que é uma bênção para a vida das pessoas.
O "pregador" que estamos  analisando, também faz muitos eventos em lugares que não são igrejas como diz a publicidade num site:

“O projcto [...] PELO BRASIL terá início na segunda-feira(16/03) a partir das 19h no espaço Cantareira, em Niterói. Nele, o pastor[...] vai ministrar para casais e famílias abordando assuntos polemicos, que eventualmente, não poderiam ser pronunciados nos púlpitos de muitas igrejas. O primeiro lote dos ingressos já está sendo comercializado no valor de R$ 40,00 à venda ao site ...”
Eu pergunto-me, quais serão os assuntos que não poderiam ser “pronunciados em púlpitos de muitas igrejas”? 
Afinal de contas, o que é que não poderia ser pronunciado numa igreja que os seus membros possam ouvir noutro lugar?
Afinal de contas, o lugar é mais santo do que os membros da Igreja?

Segundo as Escrituras, nós somos o santuário de Deus (1Co 6.19) e quando estamos reunidos em qualquer lugar o Espírito de Deus habita entre nós (1Co 3.16). Portanto, o que não pode ser dito numa igreja, não deveria ser dito em lugar nenhum aos membros de uma igreja.

Quero concluir dizendo que não tenho absolutamente nada contra o amado pastor nem nada contra os animadores de auditório e artistas da fé. No entanto, quis alertar a igreja de um perigo e concluir dando alguns conselhos a todos aqueles que lerem esse texto, mesmo sabendo que serei odiado pelos idólatras de personalidades e incautos na fé:

1. Cuidado com 'reuniões e pregações' nas igrejas que cobrem um ingresso para ouvir o pregador ou pastor.
2. Cuidado com reuniões que tragam pastores que venham intitulados de “profeta de Deus” e/ou “Apóstolo” – geralmente não são sadios na fé.
3. Cuidado com pregadores que passam muito tempo sem analisar o texto lido substituindo-o por piadas, testemunhos e opiniões sobre si.

Isso é apenas um alerta, pois, "...Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios..." 1Tm.4:1

Viva vencendo com a simplicidade da Palavra de Deus, obedecendo-a e vivendo para o seu Senhor!!!

Abraços.

Seu irmão menor.

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