30 junho 2016

ABERRAÇÃO - 'QUADRILHA GOSPEL' - SANTOS ANTONIO, PEDRO E JOÃO, TAMBÉM SÃO VENERADOS POR ALGUNS 'CRENTES'


Veja esse vídeo:




1° Grupo de Quadrilha Gospel de Águas Lindas - GO
Tem dúvida se pode isso?Veja o vídeo abaixo

O CRISTÃOE ASFESTASJUNINAS

1-Texto base: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam”(1Co 10:23). “Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?”(2 Co 6:14).

2. Folclore ou Religiosidade?

3. VEJAMOS OS CONCEITOS:

Folclore: “o conjunto das tradições, conhecimentos ou crenças populares expressas em provérbios, contos ou canções; ou estudo e conhecimento das tradições de um povo, expressas em suas lendas, crenças, canções e costumes.”

4. Religiosidade: A religiosidade é uma qualidade do indivíduo que é caracterizada pela disposição ou tendência do mesmo, para perseguir a sua própria Religião ou a integrar-se às coisas sagradas.
5.Ocorre um sincretismo:Distancia o homem de Deus(Dt. 18:9).
6. ORIGEM HISTÓRICA: É uma festa de origem portuguesa e Católica; Homenageia três “santos” canonizados pela igreja Católica: São eles: São João24/06 SantoAntônio13/06 e São Pedro29/06.

7. “As festas de São João" são ainda comemoradas em alguns países europeus católicos e ortodoxos. Em algumas festas européias de São João, são realizadas a fogueira de São João e a celebração de casamentos reais ou encenados, semelhantes ao casamento fictício, que é um costume no baile da quadrilha nordestina” (Historiadora Patrícia Lopes, em www.brasilescola.com)

8. E NO BRASIL? Nossos indígenas também realizavam festejos agrícolas; As primeiras referências às festas de São João no Brasil datam de 1603 e foram registradas pelo frade Vicente do Salvador, que se referiu aos nativos que aqui estavam da seguinte forma: “Os índios acudiam a todos os festejos dos portugueses com muita vontade, porque são muito amigos de novidade, como no dia de São João Batista, por causa das fogueiras e capelas”.

9.ORIGEM NAS FESTAS PAGÃS: Baseava-se no solstício de verão, comemorando o ápice das colheitas; “Dos dias 21 a 24, diversos povos , como Celtas, Bascos, Egípcios e Sumérios, faziam rituais de invocação da fertilidade para estimular o crescimento da vegetação, prover a fartura nas colheitas e trazer chuvas”(Prof. Paulo Cristiano, em cacp.org.br).

10.Exemplo: as cerimônias realizadas em Cumberland, na Escócia e na Irlanda, na véspera de São João,consistiam em oferecer bolos ao sol, e algumas vezes em passar crianças pela fumaça de fogueiras, ou passarem descalços nas brasas.
11."Se não pode vence-los, Junte-se a eles"!!
Igreja Católica criou as festas“Joaninas”:
12. PRINCIPAIS ATIVIDADES JUNINAS
13. PARA COMPLETAR, SIMPATIAS!!
14. E OS ARRAIAIS GOSPEL? 2016 'vai chover...'
15. QUADRILHA EVANGÉLICA.
16.NÃO VALE TUDO NO EVANGELISMO! (Fp1:18) Devemos levar pessoas a Cristo, mostrando o Cristo, pois “É Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós”(Rm 8.34). O Evangelho deve ser luz que mostre outro caminho a seguir e não conformidade com o mundo(Rm 12:1,2).

17. COMO O CRISTÃO DEVEM SE COMPORTAR NESTA SITUAÇÃO? Lembre-se: não somos do MUNDO!(Jo 17:16); Devemos ESCOLHER fazer a diferença nesta sociedade (Dn 1.8); Nem tudo que parece bom, deve fazer parte da nossa vida (1 Co 10:23 ). As TREVAS não tem comunhão com a LUZ (2Co 6:14-16). Devemos “fugir” da aparência do mal, bem como de possíveis escândalos(1 Ts 5: 22; 1 Co 10:33).

18. MAS GOSTO TANTO DAS COMIDAS JUNINAS!!! 

Eu também! Mas lembrem-se:“Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos,não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude” (1 Co 10:28).

19. EIS A SOLUÇÃO!!  Faça em sua casa e coma; Compre em uma padaria ou supermercado, se não causar escândalos aos outros(1 Co 10:32).  Paulo nos orienta: “Portanto, se aquilo que eu como, leva o meu irmão a pecar, nunca mais comerei [...], para não fazer meu irmão tropeçar” (1 Co 8:13).

20. VOCÊ SABIA?? 1- A Puxada do Mastro: O ritual tem origem em cultos pagãos, comemorativos da fertilidade da terra, que eram realizados no 'solstício de verão',na Europa.

20. 2- AS FOGUEIRAS:  Os pagãos acreditavam que elas espantavam os maus espíritos. Já os católicos acreditavam que era sinal de bom presságio.

20. 3 - BALÕES:  Os devotos acreditam que ao soltar balão, e ele subir sem nenhum problema, os desejos serão atendidos, caso contrário(se o balão não alcançar as alturas), é um sinal de azar.

22. 4- FOGOS DE ARTIFÍCIOS: "Acordar São João": Espantar o diabo e seus demônios na noite de São João.

23. Para finalizar, lembro a todos: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam”. (1 Co 10:23).
Agora você já sabe os porques de não participarmos de nada, absolutamente relacionado com Festas Junimas.
Viva vencendo a tendencia de querer participar. 
"Submeta sua vontade ao Senhor Jeus, resita so diabo e ele fugirá de vós" .
Abraços.
Seu irmão menor

























Nenhum comentário:

Postar um comentário